Como influencers estão transformando o mercado

31 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
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Jonathas Groscove, publicitário e CEO da agência Groscove fala sobre como Jade Picon e outros influenciadores digitais trazem um diferencial para grandes meios de comunicação

Adrielly Lima é influenciadora digital e modelo, morando em Londres. Com apenas 22 anos, a bela já conquistou mais de 1 milhão de seguidores em seu Instagram. Para Adrielly, o principal objetivo de ser influencer é inspirar pessoas, “É uma profissão que influencia muito outras pessoas, trabalhando com sua própria imagem, com seu próprio público e você é seu próprio chefe. A gente inspira pessoas que não nos conhecem, então isso requer também um cuidado, porque qualquer palavrinha pode se transformar numa explosão!”, declarou ela.

 “Acredito que os influenciadores se destacaram ainda mais na pandemia, o TikTok surgiu nessa época, e isso aconteceu porque não tinha muito o que fazer, todo mundo estava mexendo na internet e quem foi esperto aproveitou a oportunidade e ficou ainda mais famoso.”, afirmou a modelo.

Os influenciadores têm mudado cada vez mais a dinâmica no mercado de celebridades. Um exemplo claro seria Jade Picon, que antes mesmo de começar os trabalhos em Travessia, nova telenovela da Globo que entrará no lugar de Pantanal, pôde faturar com ela.

Ao precisar fazer uma mudança em seu visual para a trama, Picon fechou um contrato com uma marca de cosméticos, que pagou para ela mudar o cabelo, de acordo com a caracterização de sua personagem.

“O influencer consegue rentabilizar tudo sobre ele, o cabelo, a pele, arquétipo, o que segue, o que veste, onde frequenta. Tudo isso pode ser rentabilizado, porque é um estilo de campanha que é vivido. Então, quando o influenciador chega numa mídia mais convencional, o impacto é ainda maior”, explica Jonathas Groscove, publicitário e CEO da agência Groscove.

“Então a Jade, ela tem um storytelling muito mais envolvente, porque as pessoas já sabem a personalidade dela, já conhecem muito bem o que a pessoa pensa, faz, fala. Basicamente, a participação dela nesse processo de mudança é tão envolvida que a campanha acaba sendo mais conversiva. Quando você esses influenciadores migram para uma TV, como a Globo, que dispõe de bastante investimento de credibilidade, eles acabam carregando também esse diferencial de mercado, esse upgrade no que é ser um ator ou uma atriz, para poder rentabilizar ainda mais com a carreira.”, afirmou ele.

“Hoje, a Jade quando muda um cabelo é uma campanha muito mais forte, do que se, por exemplo, a Juliana Paes, quando fazia uma campanha para uma marca de cabelo de coloração. A Jade consegue inspirar muito mais por conta de todo o storytelling que ela traz em cima da mudança. Isso beneficia o próprio posicionamento de marcas da Jade, que agora não é só influenciadora, mas está dentro de uma emissora também, e acaba beneficiando também a novela em si, porque nem vimos nenhum teaser de Travessia mas já há muita expectativa sobre ela, isso acontece porque esse storytelling de muitos meses que o influenciador consegue fazer e reter a atenção do telespectador acaba alcançando também a TV. Algo que a novela, sozinha, com o marketing de apenas uma semana antes de sua estreia, não consegue reter tanto quanto.”, expõe Alexia Simensato, Drop Servicer operacional e CMO da agência Groscove.

De acordo com Jonathas, a estratégia de falar da novela por um longo período como dois, três meses, dar spoilers, mostrar backstage traz uma familiaridade com o tema e facilita a conversão, “acredito que a audiência para receber essa nova produção, dobrou. A internet alcança bem mais pessoas do que qualquer outro meio de comunicação, tudo foi adaptado para a internet hoje, então ou você se junta ou você estará fora do game”.

Por Márcia Stival


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