Como o varejo pode fisgar e fidelizar consumidores nas próximas datas sazonais?

18 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Apesar dos impactos de uma pandemia de mais de dois anos e uma guerra ainda em andamento, entre Rússia e Ucrânia, as grandes potências mundiais têm se empenhado em encontrar alternativas para recuperar as engrenagens sociais, políticas, ambientais e econômicas.

O Brasil não foge a regra e há cerca de três meses registra redução nos índices de inflação, chegando a um recuo de 0,36% no IPCA e 0,31% no INPC, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de janeiro a agosto de 2022, o país está com um índice de 4,4%, menor do que a União Europeia (7,6%), Reino Unido (7,1%) e Estados Unidos (5,4%), de acordo com levantamento realizado por Alex Agostini, economista chefe da Austin Rating, para o portal Poder 360.

Com a aproximação de datas importantes para o varejo, como a Black Friday e o Natal, os varejistas devem ser criativos para conseguir chamar atenção do público e alavancar suas vendas. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para o varejo fisgar e fidelizar consumidores. Confira:

Foque na análise de dados

Segundo o estudo “A evolução das startups no setor de varejo”, desenvolvido pela Liga Ventures em parceria com a PwC com o objetivo de analisar a inovação nesse mercado, de 2021 para este ano o segmento teve aumento de 17,85% no volume de empresas. Entre as 373 startups ativas, 5,6% são voltadas para a análise de dados. 

É fato que organizações se atentaram para a importância da coleta e análise de informações que auxiliam a traçar o perfil do cliente, suas expectativas e satisfação com a marca, sobretudo, nas datas sazonais. “As empresas, cada vez mais, realizam pesquisas com seus respectivos clientes, pois veem o feedback do consumidor como um dado tão importante quanto aquele extraído de um relatório financeiro. Em um mercado tão competitivo, transformar a voz do consumidor em ação para melhorar sua experiência é sempre imprescindível”, afirma Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co.

Se atente às tendências de comportamento

Um dos principais pontos para conseguir aproveitar as datas e de fato alavancar as vendas é estar por dentro das tendências e entender o comportamento do consumidor. “Depois da pandemia, a expectativa é sempre por uma experiência híbrida. Nesse sentido, algumas pesquisas sobre o assunto têm demonstrado que dois pontos mudam o jogo: economia e confiança. A loja física é válida se for para evitar o frete, por exemplo. Já a online exige reputação e diferenciação por preço, parcelamento, frete e devolução. O ponto é entender como proporcionar a melhor experiência omnichannel, lembrando que se você for um e-commerce, pode usar do poder do ecossistema para vender em lojas parceiras”, analisa Mateus Magno, CEO da Samba Digital.

Ainda sobre omnicanalidade, o conceito de social commerce, por exemplo, veio para ficar e promete inúmeras inovações até 2025. Fazer uso das redes sociais para vender mais tornou-se indispensável para os varejistas, uma vez que a conectividade social caiu no gosto do consumidor. “O live commerce, que combina o comércio virtual com transmissões ao vivo, também deve estar entre as tendências queridinhas dos próximos meses. A ferramenta já é vista, inclusive, como principal aliada das marcas nas vendas da Black Friday e Copa do Mundo, e pode ser utilizada por pequenos e médios varejistas que visam se destacar e garantir mais sucesso nas vendas”, afirma Jackson Araújo, COO da Showkase.

Invista em Cashback 

O cashback oferece uma parte do dinheiro gasto no produto de volta para o cliente, que poderá recebê-lo em dinheiro, por meio de sua conta bancária, ou como crédito para compras futuras. “Por meio desse sistema, o varejo pode oferecer uma porcentagem do valor para todos os seus produtos ou limitar o benefício a apenas alguns. Essa é uma das formas de fidelizar o consumidor”, comenta Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.

PiaR Group,.


Compartilhar