Consumidores do Mato Grosso foram os que mais regularizaram dívidas inadimplentes no Centro-Oeste em abril

Consumidores do Mato Grosso foram os que mais regularizaram dívidas inadimplentes no Centro-Oeste em abril

10 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
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Total nacional foi de 64,5%, o maior número desde o início da série histórica 

São Paulo, 10 de agosto de 2023 – Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, em abril, 64,8% das dívidas de consumidores inadimplentes no Centro-Oeste do país foram ressarcidas em até 60 dias após a negativação. O estado que mais quitou débitos foi o Mato Grosso (67,8%). Veja no gráfico abaixo os dados completos: 

A análise nacional mostrou que, em abril, o percentual de pagamentos em até 60 dias após a negativação de contas inadimplentes foi de 64,5%, o maior número desde o início da série histórica do indicador. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 9,1 pontos percentuais, já que no período anterior o índice marcou 55,4%. Veja no gráfico a seguir a movimentação mensal: 

Na visão por setores, do total de dívidas atrasadas do segmento de “Bancos e Cartões”, 71,4% foram pagas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação. “Utilities”, que engloba contas de luz, água e gás, ficou em segundo lugar, com 64,6% dos débitos liquidados. 

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “ter a confiança dos credores é uma das razões pela qual o setor de Bancos e Cartões apareceu no topo das prioridades de pagamento. As pessoas ainda dão preferência para limpar seus nomes com essas instituições para seguir tendo acesso a elas”. Confira no gráfico abaixo dados completos sobre a evolução de quitação por setor:

Dívidas entre R$ 500 e R$ 1.000 têm o maior percentual de pagamento 

Em abril, as dívidas cujo valores eram entre R$ 500 e R$ 1.000 foram as priorizadas (71,3%). Em seguida, foram os encargos atrasados de mais de R$10 mil que conseguiram a melhor taxa de pagamento (69,4%) e aqueles de até R$ 500 vieram na sequência (63,6%). Veja as informações completas na tabela a seguir:

Ainda em abril, o indicador mostrou que o método mais usado para entrar em contato com os clientes foi por meio digital, correspondendo a 72% da preferência, enquanto o tradicional envio de cartas alcançou uma proporção de 54,9%. 

Paraíba foi o estado que mais quitou negativações 

O recorte por Unidades Federativas (UFs) revelou que a Paraíba liderou com a maior taxa de recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias da negativação (74,9%), seguido do Rio Grande do Sul (73,4%). Já os dados por região mostram que o Sul teve o melhor desempenho (68,2%), em sequência ficaram: Centro-Oeste (64,8%), Nordeste (64,7%), Norte (64,3%) e Sudeste (63,3%).

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

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Por Maria Sossmeier


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