Créditos para a Terra: Dengo, marca brasileira de chocolates, anuncia parceria com ReSeed, líder em soluções de crédito de carbono baseadas na natureza

Créditos para a Terra: Dengo, marca brasileira de chocolates, anuncia parceria com ReSeed, líder em soluções de crédito de carbono baseadas na natureza

26 de dezembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Projeto consiste em medir o carbono estocado nas fazendas de cacau e pagar aos produtores pelo serviço ambiental prestado ao preservar a natureza. A colaboração entre as empresas representa uma grande oportunidade para a indústria do cacau, combinando impacto ambiental e social

Foto: Nino Franco

A Dengo, marca brasileira de cafés e chocolates de alta qualidade que combina prazer com propósito, sempre preocupada em gerar renda decente para pequenos e médios produtores de cacau brasileiros, anuncia parceria com a ReSeed, líder em soluções de crédito de carbono baseadas na natureza, comprometida com o enfrentamento da crise climática.

Sob o nome Créditos para a Terra, a colaboração integra os produtores de cacau da Dengo no Brasil ao programa Farm Fresh Carbon Credit da ReSeed.

A ação marca avanços significativos na agricultura sustentável e no impacto social para a indústria do cacau, ao mesmo tempo que proporciona às empresas novos caminhos para limpar as cadeias de abastecimento.

A indústria do chocolate historicamente não tem sido sustentável, nem equitativa. O chocolate ocupa o segundo lugar na lista dos alimentos com maior impacto ambiental, sendo a maior parte atribuída ao desmatamento. Entretanto, a maioria dos pequenos agricultores, responsáveis ​​por 75% do cacau mundial, vive no limiar da pobreza ou abaixo dele.

A ReSeed e a Dengo farão parceria com pequenos agricultores para criar um fluxo de receitas adicional, créditos de carbono, que simultaneamente incentiva práticas agrícolas regenerativas ambientalmente benéficas.

O emprego de técnicas de agricultura regenerativa no cultivo do cacau ajuda a evitar o desmatamento, aumenta a saúde do solo e o rendimento das colheitas, além de retirar carbono da atmosfera para armazená-lo no solo.

A venda de créditos de carbono tem o potencial de melhorar significativamente os meios de subsistência dos produtores de chocolate Dengo, com 50% das vendas de créditos de carbono indo diretamente para os agricultores e 30% para a assistência técnica destinada ao produtor rural.

Os 20% restantes são repassados ao custo e manutenção da iniciativa. À medida que mais créditos são negociados na região, não haverá mais necessidade de desmatamento adicional para gerar renda extra para pequenos agricultores e comunidades tradicionais.

A ReSeed faz parceria com pequenos agricultores em todo o mundo, trazendo créditos de carbono diretamente dos agricultores para o mercado. Fundados em 2022, os créditos de carbono da ReSeed são os primeiros créditos com rastreabilidade do início ao fim do ciclo de vida.

A Dengo Chocolates, que tem foco especial no impacto social e na sustentabilidade, integrou até agora 75 agricultores ao Programa de Crédito de Carbono da ReSeed.

Os agricultores poderão facilmente rastrear dados sobre o carbono coletado e armazenado no solo de suas terras, que a ReSeed transforma em créditos de carbono com dados auditáveis ​​e verificados por terceiros e imagens de satélite.

Ao oferecer créditos de carbono para venda aos produtores de cacau, as duas empresas criam uma grande oportunidade para a indústria do cacau, combinando a redução de carbono com impacto social.

Os créditos de carbono ReSeed criarão um novo fluxo de receitas para os agricultores de Dengo e monetizarão práticas agrícolas positivas para o clima.

Os primeiros créditos de carbono associados aos produtores de cacau Dengo estarão disponíveis para venda no segundo semestre de 2024.

“Segundo estimativas, 70% dos 6.800 km² de plantações de cacau da região utilizam o sistema Cabruca, sistema agroflorestal em que os cacaueiros são cultivados à sombra da Mata Atlântica. Um estudo recente realizado pelo WRI, Instituto Arapyaú e Dengo mostra que um hectare de Cabruca remove quase duas vezes mais CO² da atmosfera do que um hectare convencional”, afirma Estevan Sartoreli, Co-CEO da Dengo.

“Estamos orgulhosos da parceria com a ReSeed para direcionar capital adicional aos agricultores de Dengo pelos seus serviços ecossistêmicos.”

“Atualmente, menos de 1% dos créditos de carbono vendidos no mercado são provenientes da agricultura. Estamos entusiasmados com a parceria com os agricultores do Dengo para aumentar esse número”, disse Vasco, CEO e cofundador da ReSeed.

“O mercado de carbono para pequenos produtores poderia ser o impulso necessário para catalisar os esforços de reflorestamento e preservação na floresta amazônica e na Mata Atlântica, ajudando a reduzir as taxas de desmatamento e ao mesmo tempo iniciando uma explosão de reflorestamento.”

A parceria significa uma visão compartilhada para um futuro mais sustentável e resiliente, onde a indústria do cacau desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças ambientais e sociais positivas.

Esta colaboração visa estabelecer um novo padrão para práticas empresariais responsáveis ​​nas indústrias agrícola e de chocolate.

Sobre a Dengo

Lançada em 2017 como um negócio de impacto social, a Dengo é uma marca brasileira de cafés e chocolates de alta qualidade que combina prazer com propósito.

O principal compromisso da marca é gerar renda decente para pequenos e médios produtores de cacau no Brasil.

Dengo é uma marca de chocolate ético que muda o mundo, criando misturas irresistíveis que combinam sabor com saúde, transformando os produtores de cacau em protagonistas.

Hoje, são mais de 150 famílias envolvidas – cuidando de todos os detalhes, do plantio ao produto, mantendo assim o ciclo constante e sustentável, recebendo mais pelo cacau de qualidade que produzem.

Em 2022, a empresa expandiu seu negócio de impacto social para a Amazônia, passando a trabalhar também com o cacau paraense e incluindo famílias produtoras locais em seu projeto.

Em 2023, a Dengo inicia seu processo de internacionalização com a abertura de sua primeira loja em Paris.

Sobre a ReSeed

A ReSeed é uma fornecedora de serviços baseados na natureza, trazendo créditos de carbono diretamente dos pequenos agricultores para o mercado.

Combatemos as alterações climáticas em grande escala, financiando e incentivando estes agricultores a gerir o carbono através de práticas agrícolas regenerativas.

A ReSeed é a primeira empresa a combinar métricas de impacto ambiental e social com créditos de carbono rastreáveis ​​de explorações agrícolas, trazendo ao mercado um conjunto de dados que aumenta a responsabilização e promove cadeias de abastecimento limpas.

Saiba mais em https://reseed.farm/

Informações para imprensa

TAO Public Relations

Andréa Sabino

PR Manager

andrea@taopr.com.br

Bárbara Souza

Public Relations

barbara@taopr.com.br

Júlia Stavracas

Public Relations

julia.luiza@taopr.com.br


Compartilhar