Curiosidades sobre sites e internet que você nem imagina

Curiosidades sobre sites e internet que você nem imagina

7 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

href=”https://www.freepik.com/free-photo/business-woman-with-computer-isolated_4410577.htm#query=website&position=45&from_view=search&track=sph”>Image by senivpetro</a> on Freepik

Hoje em dia, em que a internet está consolidada de vez no nosso dia a dia, todo e qualquer empreendedor tem que dar a devida importância para a presença online. Sem ela, uma empresa perde um importante elo com o público.

Estar na internet significa ser visto, ser conhecido. Por isso, a presença digital é tão importante e por essa razão ter um site é tão importante para a presença digital.

Um site basicamente é o cartão de visitas de um negócio na internet. Ele, na maioria das vezes, funciona como o primeiro contato entre a empresa e os clientes. 

Não por acaso, um site é o alicerce principal que sustenta as estratégias para assegurar uma boa presença digital. De acordo com alguns estudos, isso se tornou ainda mais evidente. 

Para ficar por dentro da importância dos sites e sobre como eles podem ajudar nas estratégias de Marketing da sua empresa, ou em algum outro tipo de projeto que você tenha para a sua carreira profissional, vale conhecer algumas curiosidades interessantes sobre eles.

Sites ao longo dos anos – A evolução da internet

Agora mesmo, enquanto você lê esse texto, provavelmente, em algum lugar há alguém registrando um site próprio. 

De acordo com estatísticas do Registro.br, departamento que tem o objetivo de monitorar registros de domínio no Brasil, a quantidade de sites só tende a aumentar. É isso que estamos falando apenas em relação ao nosso país.

O primeiro site a vir ao mundo foi desenvolvido para o projeto World Wide Web e foi hospedado em um computador chamado NeXT. 

Esse projeto, concebido pelo famoso cientista da computação, Tim Berners-Lee, tinha o intuito de servir como uma base para explicar o que era essa tal de www e como uma pessoa está apta a operar várias funções nessa novidade.

A partir daí, a década de 90 viu uma onda chamada internet dominar o mundo. Ela, gradativamente, foi se inserindo em cada aspecto do nosso cotidiano, seja na área de negócios, como no campo do entretenimento.

Um exemplo disso é o site do longa-metragem Stargate, de 1994. Esse clássico da ficção científica é o primeiro filme a contar com uma página própria na internet. Inclusive, no mesmo ano, a internet já contava com mais de 10 milhões de usuários.

Hoje em dia, de acordo com pesquisas, a internet já atinge mais de 60% da população mundial e a tendência é aumentar ainda mais.

<a href=”https://www.freepik.com/free-vector/global-networking-technology-background-digital-communication_16406291.htm#query=internet&position=15&from_view=search&track=sph”>Image by rawpixel.com</a> on Freepik

2 – Outras curiosidades sobre a internet e os sites

“Quem já viu um, já viu todos”. Essa máxima pode valer para várias coisas na vida, menos para os sites. 

No atual contexto da era digital, mais do que depósitos de memes e conteúdo dos mais variados, os sites possuem objetivos e características específicas. Nesse sentido, os principais tipos de sites são: 

  • Site Institucional
  • Blog
  • Landing Page
  • Portal
  • Loja Virtual

A escolha do tipo ideal de site deve levar em conta o objetivo do projeto. Isso vem desde os primórdios da internet.

Você sabia, por exemplo, que a internet chegou no Brasil em 1988 por meio de uma parceria entre o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Porém, a popularização da web por aqui iniciou a partir de 1995. Quer ficar por dentro de mais algumas curiosidades sobre a internet, programas e sites em geral? Dá uma olhada nos tópicos a seguir. 

Surfando na internet

Hoje em dia, nem tanto, mas durante os anos 90 a expressão “surfar na internet” era muito comum. Por essa razão, surgiram termos como “internautas”. Não por acaso, os programas que permitem o acesso à rede são os “navegadores”.

Quem criou a expressão “surfar” em se tratando da web, foi a bibliotecária Jean Armour Polly, em 1992. Ela redigiu um artigo com o título “Surfando na Internet”, descrevendo a experiência de acessar um oceano de informações das mais variadas.

A primeira webcam

Com o objetivo de saber se uma cafeteria nas proximidades da universidade de Cambridge tinha café no momento, pesquisadores tiveram a brilhante ideia de instalar uma câmera no estabelecimento. 

Com a câmera conectada à internet, ela se tornou a primeira webcam. O ano desse acontecimento foi 1993.

The Offspring e o Napster

Durante a década de 90 o punk rock da banda norte-americana The Offspring invadiu as rádios e a MTV. Já no final dessa mesma década, o mundo viu um programa que mudou drasticamente a rádio, a MTV e o modo como consumimos música. Estamos falando do Napster.

O Napster, idealizado por Shawn Fanning e Sean Parker, era um programa que permitia o compartilhamento de músicas no formato MP3 entre computadores. O termo “downloads” se tornou parte da vida dos ouvintes e provocou calafrios na indústria musical.

Mas o que o The Offspring tem a ver com isso tudo? Simples, a banda, grande apoiadora do compartilhamento de músicas, estampou na capa de um dos seus álbuns mais famosos um símbolo que fazia referência ao logo do Napster.

Hoje em dia, o Napster é um serviço de streaming de músicas online.

Os primórdios da Netflix

Se o Napster fez barulho na época dos downloads, a Netflix mudou a história da internet ao abrir espaço para os streamings. 

Mas você sabia, que essa empresa, mais velha que o Google, teve outros nomes antes de se consolidar como a gigante no seu segmento de atuação?

Com o intuito de ser uma locadora de DVD’s com entrega por correios, a Netflix, anos mais tarde se tornou uma plataforma de streaming, mas antes ela teve vários nomes. CinemaCenter, eFlix, Kibble e Reply foram alguns deles.

O Wi-Fi é mais velho do que você pensa

Ao contrário do que muita gente pensa, o Wi-Fi não veio ao mundo durante o alvorecer do século XXI. Pelo contrário, a Internet sem fio surgiu em setembro de 1990. 

Antes de ser batizado definitivamente de Wi-Fi, ele teve outros nomes, como, por exemplo, WaveLAN, DragonFly e Flank Speed.

Image by <a href=”https://www.freepik.com/free-photo/close-up-phone-hands-with-wifi-symbol_5575122.htm#query=wifi&position=7&from_view=search&track=sph”>Freepik</a>

O bom e velho e-mail

Desde que a internet se tornou popular, o e-mail é um dos principais recursos de comunicação, especialmente no mundo corporativo e na gestão de negócios. A estratégia conhecida como e-mail marketing é a prova inconteste disso.

O e-mail surgiu em 1971, criado pelo programador norte-americano Ray Tomlinson. Já o primeiro serviço de e-mail gratuito surgiu em 1996, era o Hotmail.

Conclusão 

Fundamentais para empresas, instituições de ensino e profissionais em geral, os sites são parte importante para o nosso dia a dia. Sem eles não dá para pensar em uma boa estratégia de presença digital. 

Diferente do que muitos pensam, tecnologias e serviços que utilizamos hoje em dia surgiram há muito tempo e em contextos que nem imaginamos

E aí, conheceu mais sobre as curiosidades da internet, tipos de sites e a relevância que eles exercem em nosso dia a dia? Conhece outras curiosidades sobre o mundo da internet? 

Redação


Compartilhar