Depois de avaliar 30 áreas e 2.735 processos, entidade certifica Hospital Metropolitano Vale do Aço com padrão internacional de qualidade

Depois de avaliar 30 áreas e 2.735 processos, entidade certifica Hospital Metropolitano Vale do Aço com padrão internacional de qualidade

14 de julho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

O Hospital Metropolitano Vale do Aço (HMVA) foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a mais importante avaliação de qualidade do país, conhecida como Acreditado com Excelência.

A ONA é a única entidade sem fins lucrativos que avalia os serviços de saúde realizados no Brasil. A entidade integra o grupo International Society for Quality in Health Care (ISQua), que atua “ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá”.

A acreditação, nome dado à avaliação feita nas organizações de saúde, é composta por três faixas: nível 1 Acreditado, nível 2 Acreditado Pleno e nível 3 Acreditado com Excelência.

Durante três dias, o Metropolitano Vale do Aço teve 30 áreas e 2.735 requisitos avaliados, que confirmaram a qualidade dos serviços necessária para a certificação.

Os avaliadores destacaram como pontos fortes do Metropolitano as práticas de higienização que visam a redução de infecção hospitalar. Também apontaram a continuidade no cuidado de pacientes cirúrgicos mesmo após a alta.

A avaliação destacou, ainda, a responsabilidade ambiental na reutilização de água e energia limpa, assim como a participação médica efetiva e o envolvimento da gestão nos resultados institucionais.

A certificação de nível 3 conquistada pelo hospital mineiro tem duração de três anos. Depois desse período, para manter o selo de qualidade, será necessário ser reavaliado pela ONA.

“Para alcançar o nível de qualidade de excelência, é necessário formarmos com bons profissionais atuando em sintonia com todas as áreas, focados no olhar integral ao paciente”, observa o diretor Hospitalar, Paulo Vanderlei Soares dos Santos. “Aqui no Metropolitano temos um núcleo que promove ações permanentes para a atualização profissional. Esse é um diferencial”, acrescenta.

No Brasil, há cerca de 6.800 instituições de saúde, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Deste total, apenas 432, o equivalente a 7%, são acreditadas com a certificação de qualidade da ONA.

“Chegar a um nível de qualidade de excelência exige dedicação e empenho contínuos. Essa certificação representa o compromisso do hospital em entregar qualidade no atendimento aos pacientes”, afirma o diretor Operacional, Reynaldo Damasceno.

Sobre o hospital

Inaugurado em 22 de maio de 2015, o Hospital Metropolitano possui 76 leitos de internação, 10 leitos de UTI, 8 salas cirúrgicas, serviço de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica e Laboratório.

Referência em saúde para moradores da região Vale do Aço, a unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em Pediatria, Clínica, Ginecologia, Cirurgia e Ortopedia.

Hospital Metropolitano Vale do Aço


Compartilhar