DIA NACIONAL DO LIVRO: CONHEÇA 24 LIVROS INDICADOS POR EMPREENDEDORES

25 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Apesar de muitas vezes ser considerado apenas um entretenimento, muitos livros abordam questões importantes sobre empreendedorismo e desenvolvimento profissional. Para incentivar o hábito da leitura, no próximo dia 29 é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 em comemoração a transferência da Real Biblioteca para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Para ajudar interessados em crescer profissionalmente, reunimos algumas dicas de diretores, empreendedores e CEO ‘s de 24 empresas que podem contribuir. Confira a lista:

O Lado Difícil das Situações Difíceis – Autor: Ben Horowitz

Indicado por Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, o livro trata de experiências reais baseadas em momentos difíceis, tomada de decisões duras, mas que são importantes para o negócio. A obra mostra que nenhum problema é igual ao outro, mas as angústias, dúvidas e espinhos são comuns em toda jornada de negócios.

Como Chegar ao Sim: Como Negociar Acordos Sem Fazer Concessões – Autores: Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton.
Indicação de Tania Gomes, Diretora de Inovação do Ibrawork, o livro dá algumas dicas importantes sobre como concentrar-se mais nos interesses do que nas posições, criando assim opções positivas para as duas partes, além de mostrar a importância de separar pessoas e problemas, o que facilita muito a compreensão de quais são os pontos de conflito e como evitá-los.

Sonho grande: Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo
Indicado por Rodrigo Petroni, CEO e fundador da UPM2, o livro ensina que na jornada empresarial, temos que correr risco o tempo todo e as pessoas que se dispõem a correr risco devem ser valorizadas. Além de mostrar a lição mais importante, que é sonhar grande e o sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.

Experiência do cliente: Na teoria e muita prática – Coordenação: Bruno Guimarães e Christiano Bem

Indicado por Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co, é o primeiro livro de Customer Experience do Brasil. A obra traz uma visão abrangente com diferentes desafios, experiências, soluções e cases de implementação da experiência do cliente nas organizações, a partir do know how de 35 especialistas referências no mercado de CX.

Capital Relacional: A estratégia de resultados da nova economia – Autor: Roberto Tranjan

Indicado por Pamela Paz, CEO do Grupo John Richard, o livro propõe que pessoas, negócios e mercados resgatem a razão de ser da sua existência, para trilhar um caminho sólido e bem-sucedido rumo ao crescimento. 

Guga, Um Brasileiro – Autor: Gustavo Kuerten

Indicado por Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah, a obra relata todas as passagens mais marcantes da vida do tenista Guga. Embora conectados ao esporte, o livro remete a diversos aspectos que podem se relacionar com o empreendedorismo, destacando que a necessidade de se superar a cada instante faz com que nos dediquemos diariamente, a fim de superar todos os nossos desafios e enfrentar as adversidades constantes da vida.

Empreendedoras de Alta Performance – Coordenação: Andréia Roma, Janine Brito e Katharine Bernardes

Indicado por Jefferson Araújo, CEO da Showkase, o livro vem se tornando referência ao compartilhar as histórias da atuação de mulheres na cidade em que vivem. Ao todo, são 29 líderes, dos mais diversos segmentos, que representam o modo feminino de empreender.

Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro – Autor: Mauro Halfeld

Indicado por Samir Iásbeck, CEO e Fundador da Qranio, o livro dá dicas de como administrar melhor o dinheiro e como ele pode se multiplicar  com o passar do tempo. Com uma abordagem objetiva e didática, ele fala de questões como os melhores caminhos para o orçamento pessoal, a compra de imóveis e os investimentos financeiros.

O Catador de Sonhos – Autor: Geraldo Rufino
Indicado por Mateus Vicente, CEO e fundador do MaisMei, o livro mostra que trabalhar com o espírito e a mente é a fórmula do sucesso que Rufino conseguiu desenvolver. Ensinou também enxergar oportunidades em cenários diversificados, não se deixar abalar pelas crises e manter a credibilidade em momentos críticos.

A morte é um dia que vale a pena viver – Autora: Ana Claudia Quintana Arantes 

Indicado por Guiarruda, CEO da Vertown, o livro aborda o “fim” sob um ângulo diferente. Para a autora, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos.

Nada Easy: O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos – Autor: Tallis Gomes

Indicado por Vinicius Callegari Co-fundador da GaussFleet, a obra retrata o cenário empreendedor no Brasil. Muito interessante para quem está pensando em abrir um novo negócio ou precisando aprimorar sua veia empreendedora.

Do mil ao milhão – Autor: Thiago Nigro

Indicado por Carla B. Schork, Diretora de Novos Negócios Texneo, o livro mostra que a riqueza é possível para todos, basta estar disposto a aprender e se dedicar. 

Pense simples – Autor: Gustavo Caetano
Indicado por Mateus Magno, CEO da Sambatech, o livro mostra que, ao contrário do que se imagina, inovar é simples. A obra ensina como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, a lógica da simplicidade para estimular a inovação e, principalmente, a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador.

Avalie o que importa – Autor: John Doerr
Indicado por Thiago Campaz, CEO do VExpenses, a obra é ideal para o empreendedor que deseja criar um modelo simples e eficiente de definição e mensuração de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs)

Persuasão: Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional – Autor: Maytê Carvalho
Indicado por Camila Florentino, CEO da Celebrar, o livro ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, ter mais protagonismo, voz ativa e a capacidade de influenciar as tomadas de decisões. 

Vendedor bonzinho não fica rico: Os quatro princípios sobre como ganhar dinheiro com vendas – Autor Thiago Concer
Indicado por Gustavo Mota, CEO da Sales Clube, o livro aponta os fatores e as razões que influenciam o sucesso na área de vendas. 

Feedback corporativo – como saber se está indo bem – Autor: Simoni Missei
Indicado por Gustavo Malavota, sócio-diretor da SalesFarm, o livro vai mostrar como um feedback pode ser eficiente e enriquecedor para as empresas e funcionários e como eles devem agir em caso de retornos positivos ou construtivos. 

Os Eleitos – Autor: Tom Wolfe
Indicado por Paulo Castro, CEO do Contbank, o livro é uma biografia que conta a história de pilotos envolvidos em experiências de foguetes americanos no pós-guerra e documenta as histórias dos primeiros astronautas do Projeto Mercury, primeiro projeto tripulado de exploração espacial feito pela NASA. 

Alta Performance em Vendas: Como fazer amigos & Influenciar Clientes Para Aumentar Suas Vendas –  Autores: Dale Carnegie, J. Oliver Crom e Michael Crom
Indicado por Rafael Gianesini, CEO e co-fundador da Cidadania4u, o livro é um clássico na área comercial e desmistifica o processo de vendas com dicas que vão desde a prática até psicológicas, como o motivo por trás do interesse no produto. 

Psicologia financeira – Autor: Morgan Housel
Indicado por Pedro Santiago, CEO e co-fundador da Idez, o livro apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca da felicidade.

Gestão do Amanhã – Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Indicado por Daniel Kroin, CEO e co-fundador da DIWE, o livro apresenta conceitos de alto impacto como a criação dos motores de crescimento que são basicamente como estamos atentos para o futuro e nos transformando para uma nova economia.

Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados  – Autor: Andrew S. Grove Indicação de Jota Baptista, CMO e Sócio da Vivalisto, a obra traz ensinamentos sobre como criar e manter uma empresa e insights práticos de como gerenciar negócios e conquistar desempenho e performance. O livro foi escrito por Andrew Grove, que foi CEO da Intel.               

A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção – Autores: Reed Hastings e Erin Meyer Indicado por André Brandão, CEO da Medictalks, o livro traz detalhes da cultura criada pela Netflix, como o negócio atingiu o sucesso e também os principais ensinamentos a respeito de gestão de pessoas e liderança. Liminal Thinking – Autor: David Gray Indicado por Daniel Guedes, Co-founder e CEO da Socii Law, o livro busca simplificar a vida das pessoas, trazendo imagens e pensamentos visuais e explicando como o Pensamento Liminal – Liminal Thinking em tradução livre – pode ajudar os seres humanos a encontrarem oportunidades por trás das suas crenças. A obra é uma ótima indicação para líderes de diferentes departamentos e profissionais da área de design.

Piar Group,.


Compartilhar