Em parceria inédita, Instituto Arte na Escola e SP-Arte promovem debate sobre a relação entre arte, mercado e criação

Em parceria inédita, Instituto Arte na Escola e SP-Arte promovem debate sobre a relação entre arte, mercado e criação

8 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O encontro é gratuito e acontece na próxima quarta-feira (14), às 19h, com transmissão no canal do Youtube do IAE

Foto: FGV/Google

Pensar na relação entre arte, criação e mercado, potencializa os nossos sentidos da produção do conhecer em arte. Para instrumentalizar professores e estudantes de arte de todo o país, o Instituto Arte na Escola (IAE) se une à SP-Arte para discutir sobre os desafios que envolvem a sustentação comercial das instituições de arte e as relações possíveis entre elas e o mercado. 

O encontro será em formato virtual, totalmente gratuito, no dia 14 de setembro (quarta-feira), às 19h, com transmissão pelo Youtube do IAE.

O artista é um profissional livre, mas que produz uma mercadoria e precisa, como os demais, sobreviver. Nesse sentido, entendemos que o valor artístico de uma obra e o seu valor de mercado não são a mesma coisa. Com isso, a autonomia na produção do artista muda e ele passa a produzir conforme às necessidades de mercado.

O mercado de arte está ligado ao setor econômico. Nas últimas décadas, convencionou-se dizer que ele está ligado à Economia Criativa, isso significa que há momentos de vulnerabilidade desse nicho mercadológico, como em outros setores da economia.

A live será mediada por Jaqueline Vasconcelos, coordenadora geral do IAE, e os convidados Tamara Perlman, Diretora de Novos Negócios na SP–Arte, e Flávio Cerqueira, mestre em Artes visuais, compõem a mesa para um debate mega especial. Este encontro é a última ação que faz parte do evento da SP-Arte, que em 2022, cresceu e passou a abranger múltiplas linguagens artísticas. 

Serviço: Live “Instituições de Arte e Mercado – Relações com a Criação”

Quando: 14 de setembro (quarta-feira)

Horário: 19h (horário de Brasília)

Inscrição: https://bit.ly/LiveIAE_SPArte

Link para baixar o card e o PDF da matéria: https://drive.google.com/drive/folders/1fUjXMRxziZ-WjSiooH1C4N4mjxk_iYMI?usp=sharing

Sobre o Instituto Arte na Escola

O Instituto Arte na Escola (IAE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de carácter cultural que, há mais de 30 anos, está ligada diretamente à promoção da arte e à valorização de espaços culturais –, qualifica, incentiva e valoriza a Arte brasileira em contextos educativos, para aproximar públicos diversos do patrimônio cultural nacional.

Um dos pilares centrais do IAE é estabelecer um amplo e qualificado espaço de debate sobre as tendências e desafios da Arte e da Cultura Contemporânea na formação de público.

Sobre a SP-ARTE

Desde 2005, a SP–Arte reúne em seus eventos galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições. Durante o evento, colecionadores, profissionais e amantes da arte podem aproveitar, além das milhares de obras de arte trazidas pelos expositores, conversas sobre o fazer artístico, lançamentos de livros e audioguias.

Em 2022, a SP–Foto, o tradicional evento de agosto, cresceu e passa a abranger múltiplas linguagens artísticas, além da importante presença da fotografia. Trata-se da SP–Arte: Rotas Brasileiras, que acontece de 24 a 28 de agosto na ARCA, galpão industrial na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Com foco em projetos selecionados, sejam eles solos ou coletivos, a feira busca estreitar laços entre agentes das cinco regiões do país, valorizando a produção fotográfica e artística de todo o território nacional.

Segundo Fernanda Feitosa, diretora da SP–Arte, “existe uma produção de altíssima qualidade que vem da Amazônia, do Vale do Jequitinhonha, de capitais e interiores em diferentes regiões às quais nem sempre temos acesso. SP–Arte: Rotas Brasileiras é um convite a essa imersão”.

Participaram 70 expositores, entre galerias de arte de norte a sul do país e projetos convidados que costuram diferentes pontos de vista do Brasil.

Por Mika Mattos


Compartilhar