Embrapa celebra Dia Nacional da Conservação do Solo com seminário sobre pastagens

Embrapa celebra Dia Nacional da Conservação do Solo com seminário sobre pastagens

10 de abril de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

O evento técnico será realizado no auditório do Centro de Pesquisa, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ), na segunda-feira (15/04), a partir das 9h30, com transmissão on-line

A Embrapa Solos comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, em 15 de abril de 2024, com um seminário que discutirá a relação das pastagens com os solos. O evento técnico será realizado no auditório do Centro de Pesquisa, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ), na segunda-feira (15/04), a partir das 9h30, com transmissão on-line via Google Meet.

Daniel Vidal Pérez, chefe geral da Embrapa Solos, abre o seminário. Na sequência, a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Ana Paula Turetta, e o pesquisador Guilherme Donagemma fazem um panorama sobre o contexto das pesquisas em conservação de solos na Embrapa.

Na sequência, haverá duas palestras de especialistas convidados pela Embrapa. O professor Roberson Machado Pimentel, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fala sobre o efeito da associação de bactérias Azospirillum e adubação fosfatada no estabelecimento do capim-mombaça. Já o pesquisador Mohammad Al Abed conta a sua experiência de ser um professor visitante da Síria no Brasil, ministrando aulas na UFF.

Após as palestras, haverá discussões e interações dos especialistas com os convidados e a audiência do seminário.

“O dia 15 de abril nos lembra a importância do solo frente aos desafios de ampliarmos o uso e manejo conservacionista desse recurso, fundamental para atingirmos a sustentabilidade da agricultura brasileira. Este evento marca o início do ciclo de seminários técnicos que a Embrapa Solos promoverá em 2024 “, disse Turetta.

Data especial

O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em todo o Brasil em 15 de abril, foi instituído pela Lei n° 7.876/1989. A data foi escolhida por marcar o nascimento do agrimensor e pesquisador norte-americano Hugh Hammond Bennett, em 15 de abril de 1881.

Bennett foi um grande difusor do combate à erosão do solo, criando em 1935 o Serviço de Conservação do Solo nos Estados Unidos, do qual foi diretor até a sua aposentadoria, em 1951.

Após o seu falecimento, em 7 de julho de 1960, foi cognominado o Pai da Conservação do Solo nos EUA, influenciando muitos pesquisadores também no exterior, a exemplo do Brasil.

Leia artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e sabia mais sobre a relação de Hugh Bennett com a conservação do solo. 

Serviço

Dia Nacional da Conservação do Solo – Seminário Discussões sobre pastagens e solos

  • 15 de abril de 2024, segunda-feira
  • 9h30 às 12h
  • Auditório da Embrapa Solos – Rua Jardim Botânico, 1.024, Rio de Janeiro (RJ)
  • Transmissão on-line: https://meet.google.com/uzq-bxzr-sxe

Embrapa Solos


Compartilhar