Empresa desenvolve aplicativo para registro de ponto facial que funciona mesmo sem conexão com a internet

Empresa desenvolve aplicativo para registro de ponto facial que funciona mesmo sem conexão com a internet

10 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Inovação ajuda na flexibilização da jornada de trabalho e na atuação de colaboradores em áreas remotas

No mundo atual, agilidade, precisão e flexibilidade são características essenciais para o sucesso de uma marca ou empresa. Uma das áreas em que esses aspectos se tornam ainda mais evidentes é no núcleo de gestão de pessoas da companhia, uma vez que os modelos de trabalho híbrido são recursos cada vez mais usados. Portanto, fornecer soluções modernas, que facilitem a rotina do colaborador e contribuam com a segurança das empresas são itens mandatórios para marcas que querem alcançar desenvolvimento e sucesso.

De acordo com Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções para controle de ponto, acesso e presença, um dos principais desafios dos gestores de RH para propiciar mais autonomia aos colaboradores e às suas atividades é em relação ao registro e controle de ponto. “Muitas empresas estão habituadas com os relógios de ponto tradicionais, instalados em lugares fixos e que funcionam a partir da marcação feita pelo colaborador in loco, porém, o mercado hoje disponibiliza diversas soluções para melhorar esse fluxo, ainda mais depois da pandemia, onde o trabalho home office ganhou um espaço significativo na sociedade”, explica.

O diretor destaca que um dos produtos com maior demanda na empresa é um aplicativo para controle de ponto por reconhecimento facial. O software permite aos colaboradores registrar seu ponto através da leitura facial feita por smartphone, eliminando a necessidade de cartões de ponto ou registros manuais físicos. O sistema utiliza algoritmos avançados de reconhecimento facial e inteligência artificial para identificar e autenticar cada colaborador de maneira única e segura, informando o horário e a sua microlocalização no momento da marcação. “Esse aplicativo é um dos produtos mais procurados da empresa, pois ele é a solução ideal para o modelo híbrido ou home office, além de otimizar o fluxo de trabalho e dar mais autonomia para a empresa e seus funcionários”.

Funcionamento offline

Segundo Ristow, o grande diferencial do produto em relação às soluções mais comuns do mercado é sua capacidade de funcionar sem a necessidade de estar conectado à internet. “Enquanto outros sistemas de registro de ponto dependem de conexões estáveis, o nosso aplicativo permite que os colaboradores registrem seu ponto mesmo em locais remotos, onde a conectividade pode ser um desafio. A internet só será necessária em dois momentos: no primeiro login de acesso na ferramenta e posteriormente para envio das marcações. Isso é especialmente benéfico para empresas com atividades em áreas isoladas, onde a conexão com a internet é limitada ou inexistente. É uma ótima opção para os segmentos agropecuário, de mineração e engenharia, por exemplo”.

Segurança

Segundo especialistas, recursos como esse colaboram ainda na transparência e segurança das empresas, evitando fraudes comuns como o uso de fotos e vídeos que podem driblar outros sistemas. Além disso, todo o registro de marcações é armazenado automaticamente em nuvem, o que possibilita o acesso do gestor de qualquer lugar e a qualquer hora.

Apesar das conveniências, Ristow alerta para as exigências legais que o sistema deve cumprir. Ao contratar um serviço desse tipo é importante que a empresa verifique se o mesmo está em conformidade com a legislação trabalhista.

Simpax – A Simpax é uma empresa focada em oferecer soluções inteligentes para gestão de ponto, acesso e presença. Com mais de 10 anos de mercado, a empresa atua em diversos segmentos, como empresarial, industrial, administração pública, educacional, alimentício, entre outros. Atualmente, tem em seu portfólio mais de 15 produtos que visam proporcionar aos seus parceiros uma gestão mais eficiente e sustentável.

Assessoria de Imprensa

Parola Comunicação

Aline Porffirio

Jornalista

11 94354-1110 


Compartilhar