Empresa pioneira promove democratização do acesso à internet em Várzea Grande

Empresa pioneira promove democratização do acesso à internet em Várzea Grande

17 de julho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

SGV Telecom oferece descontos à população neste sábado (15); cobertura no município já chega a 80% dos bairros

A democratização do acesso à internet não é apenas uma questão de comunicação, mas de inclusão social. A exclusão digital é hoje um fator de acirramento das desigualdades, na medida em que pode afetar a vida das pessoas em diferentes aspectos, desde o laboral até o acadêmico, assim como nas relações. O ideal é que todos possam ter condições de estar na rede mundial. A preocupação ganhou o status de missão para o empresário cuiabano Sérgio Gomes Vieira, que abandonou a carreira de 15 anos como gerente de buffet para se dedicar ao sonho de atuar na área de tecnologia da informação (TI).

A história de Sérgio no ramo tecnológico remonta a 2010, época em que a Prefeitura de Cuiabá implantou o “Internet Para Todos”. Era internet via rádio, com a instalação de antenas nas casas. Ele viu a oportunidade de criar o próprio negócio, a SGV Telecom, e disponibilizar o serviço para quem já possuía o equipamento. Montou uma torre em sua casa mesmo e passou a distribuir o sinal dentro do próprio bairro. Logo ele teve a ideia de levar internet para Várzea Grande, que enfrentava uma carência de oferta em seus bairros mais distantes.

Em 2011, então, a SGV Telecom iniciou sua história de sucesso em Várzea Grande, ainda fornecendo internet via rádio. O início foi no bairro Mapim, passando a atender as localidades que ficam no entorno. Foram vários anos ali, até que a empresa se mudou para uma nova sede, no Jardim Petrópolis, mais adequada à dimensão que ganhou. Há dois anos no local e desde 2018 operando com a nova tecnologia baseada na fibra óptica, hoje graças à empresa a grande maioria dos bairros várzea-grandenses está “cabeada”.

“Costumo dizer que fizemos um grande trabalho de democratização da internet. Porque as pessoas passaram a ter acesso a uma internet mais veloz e constante. É uma das nossas missões. Queremos dar oportunidade às pessoas de se conectarem com o mundo. Nos orgulhamos de atender bairros aos quais as grandes operadoras não vão”, salienta Sérgio. Ele lembra que isso foi importante em um momento difícil como foi a pandemia de covid-19. “A empresa teve uma expansão muito grande nesses dois anos de pandemia. Que foi quando a empresa realmente aumentou o volume de clientes porque se fez necessário, todo mundo tinha que estar conectado, já que não podia haver essa proximidade física”, observa.

O objetivo agora é completar a cobertura em Várzea Grande, onde 80% já estão cobertos. Os 20% faltantes referem-se às regiões do Aeroporto Marechal Rondon e do bairro Cristo Rei, informa o empresário. Segundo ele, uma ação nesse sentido será realizada no próximo sábado (15), quando a SVG Telecom fará um “buzinaço”, percorrendo pontos estratégicos da cidade, com distribuição de panfletos que conterão um QRCode para o desconto no plano, adianta.

Comuniquese,.


Compartilhar