![Empresas de Mato Grosso registraram a maior taxa de recuperação de crédito do Centro-Oeste, em até 60 dias da negativação em agosto, revela Serasa Experian Empresas de Mato Grosso registraram a maior taxa de recuperação de crédito do Centro-Oeste, em até 60 dias da negativação em agosto, revela Serasa Experian](https://jornaldiadia.com.br/wp-content/uploads/2023/08/mato-grosso-do-sul-freepik-900x641.jpeg)
Empresas de Mato Grosso registraram a maior taxa de recuperação de crédito do Centro-Oeste, em até 60 dias da negativação em agosto, revela Serasa Experian
15 de dezembro de 2023Total nacional foi de 46,5% das dívidas atrasadas quitadas no período |
São Paulo, 15 de dezembro de 2023 – As empresas de Mato Grosso pagaram ou renegociaram 50,8% das dívidas em até 60 dias após a negativação em agosto. O número mostra que o estado teve a maior taxa de pagamentos no Centro-Oeste do país, ante o Distrito Federal com a menor (36,4%). Confira o levantamento completo da região no gráfico a seguir: |
![]() |
Na visão nacional, do total de dívidas que foram negativadas em agosto, 46,5% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência, percentual melhor do que o registrado em agosto de 2022, conforme aponta o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Na visão por valores das contas inadimplentes, aquelas de mais de R$ 10 mil registraram a maior porcentagem de pagamentos (53,8%). Veja no gráfico e na tabela a seguir o levantamento completo: |
![]() |
![]() |
“Dos oito meses deste ano, seis apresentaram uma trajetória positiva, impulsionada pela redução da inflação e, mais recentemente, pela diminuição da taxa de juros, juntamente com a estabilidade nos índices de inadimplência das empresas”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, que também prevê que essa tendência de melhoria persista ao longo de 2024. O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian também analisa o tempo de vencimento dos débitos e seu percentual de pagamentos. Nessa visão, 58,1% das contas pagas tinham 30 dias de atraso. O ranking seguiu sendo composto pelas dívidas com 60 dias (38,8%), 90 dias (29,1%), 180 dias (21,2%), 1 ano (16,0%) e mais de 1 ano (19,5%). O setor das dívidas inadimplentes que mais recebeu pagamentos foi o de “Varejo” (55,0%) e o segmento com o menor percentual de pagamentos foi o de “Telefonia” (10,8%). Veja, no gráfico a seguir, a análise completa: |
![]() |
Nordeste lidera com maior percentual de pagamentos de contas negativadas As empresas do Nordeste sanaram, em até 60 dias, 52,8% dos débitos negativados em agosto, ocupando o primeiro lugar do ranking regional. O Sul veio em seguida (51,7%), depois o Norte (46,9%), o Centro-Oeste (45,9%) e o Sudeste (42,0%). Na análise por Unidades Federativas (UFs), o Piauí se destacou. Veja, a seguir, o levantamento estadual completo: |
![]() |
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Metodologia O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise. |
Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores. Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian. |
Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança.
Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Equipe de Relações com a Imprensa Bruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.comMaria Sossmeier | (11) 3066 7777 | maria.sossmeier@edelman.comNicole Barreto | (11) 3066 7777 | nicole.barreto@edelman.comVictoria Bernardes | (11) 3066 7777 / (11) 97556-5011 | victoria.bernardes@edelman.comViviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com