Entregas expressas: orquestração logística impulsiona funcionalidade nas empresas
15 de setembro de 2022Startup do setor desenvolveu módulos de gestão, otimização e orquestração que facilitam processos em diferentes áreas da tecnologia
Foto: Portal Comunique-se/Google
Segundo um levantamento feito pelo CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas onlines, com 20,22% em 2022.
Nesse meio, a pandemia foi uma impulsionadora do e-commerce, que precisou de inovações para garantir as entregas e atender a todas as necessidades dos consumidores.
Grande aliada da logística, a tecnologia permite maior desenvolvimento do setor, criando soluções que acompanham as novas demandas vindas de grandes empresas.
A RoutEasy, startup que oferece soluções 360 no segmento, aposta em inteligência artificial e machine learning em software próprio para atribuir excelência aos seus mais de 300 clientes.
A empresa atua no mercado por meio de 3 módulos: gestão, otimização e orquestração.
A gestão envolve acompanhamento do status da rota em tempo real, sem a necessidade da comunicação com o motorista. A plataforma da RoutEasy permite identificar todas as ocorrências e atualizações para tomar decisões com mais agilidade e inteligência.
Na otimização, a empresa usa inteligência artificial para criar rotas otimizadas para diminuir os custos, reduzir tempo no planejamento e ganhar mais competitividade nos prazos de entrega.
Já na orquestração do last mile, a utilização de inteligência artificial e machine learning permitem a automatização total do fluxo de trabalho por meio de tecnologia própria, batizada de Maestro.
A solução foi lançada em 2022 e cria gatilhos para que ações sejam executadas sem a necessidade de interferência humana, orquestrando as demandas logística de maneira ágil para um same day delivery eficiente.
“Com as demandas do consumidor 4.0, o setor de logística precisou de inovações, assim, o software da RoutEasy usa inteligência artificial e machine learning para criar um fluxo de trabalho automatizado para o processo de entrega, aumentando a performance de custo e auxiliando empresas com altas demandas e diferentes hubs de distribuição”, analisa Caio Reina, CEO e fundador da startup.
Assim, a logtech contribui para a nova era do e-commerce, possibilitando as entregas expressas e reduzindo os prazos de envio. Ao enxergar a mudança das exigências do consumidor e se adequar às inovações do setor, a startup cresceu 205% em 2020 e 216% em 2021.
Sobre a RoutEasy:
A RoutEasy é uma startup de logística que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a Logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos.
Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a startup fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL.
Em agosto de 2021, a RoutEasy recebeu um aporte liderado pelo Grupo Ultra (UVC) no valor de R$5,8 milhões.
Por Maytê Lopes