Estátuas de estudantes somem dos monumentos à educação do UNICEF e reaparecem nas ruas

16 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Criada pela Artplan para o UNICEF, ativação quer chamar a atenção para a evasão escolar e sensibilizar a sociedade para o voto consciente 

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Além deles, outros milhões estão na escola, mas não conseguiram aprender na pandemia e estão em risco de evadir. Para chamar a atenção de eleitoras e eleitores para a urgência de priorizar a Educação na hora do voto, e acompanhar de perto o tema nos próximos quatro anos, faltando poucas semanas para as eleições, o UNICEF instalou monumentos em São Paulo, Belém e Salvador como uma homenagem à educação e uma crítica à evasão escolar. 

A ação, assinada pela Artplan, foi dividida em três fases. A primeira, em 9 de setembro, foi a entrega dos monumentos, com esculturas em tamanho natural, que retratam uma sala de aula com uma professora e sete alunos, representando os 47 milhões de estudantes da Educação Básica brasileira, matriculados em mais de 180 mil escolas em todo o Brasil. Os locais escolhidos para os monumentos são o Parque do Ibirapuera (São Paulo), Parque da República (Belém) e Largo do Campo Grande (Salvador). As cidades foram escolhidas por serem as capitais dos estados mais populosos das três regiões em que o UNICEF atua: Norte, Nordeste e Sudeste.    

Na segunda fase, em 13 de setembro, as esculturas que representam as crianças sumiram, deixando as salas de aula vazias, apenas com a professora.  

No dia 15, estas estátuas reapareceram nas ruas do entorno representando crianças em situação de vulnerabilidade – catando latinha, vendendo balas, segurando um bebê, em cadeira de rodas, pedindo esmola, sofrendo bullying, entre outros, situações que o UNICEF identificou como sendo as principais causas da evasão escolar.    

Durante a ativação, os embaixadores do UNICEF – Thaynara OG, Lázaro Ramos, Renato Aragão – o conselheiro do UNICEF, Luciano Huck, e demais influenciadores engajados, como a professora Jessilane e a cantora Iza, levaram para as suas redes sociais a relevância da iniciativa, bem como questionamentos, de acordo com as fases correspondentes ao momento dos posts.  

Junto com a ativação dos Monumentos, o UNICEF lança nesta quinta-feira a pesquisa “Educação em 2022 – a voz de adolescentes”, realizada pelo IPEC. 

“O País está diante de uma crise urgente na Educação. Há, pelo menos cerca de, 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, somente na faixa etária de 11 e 19 anos. Se incluirmos as crianças de 4 a 10 anos, o número certamente é ainda maior. E a eles se somam outros milhões que estão na escola, sem aprender, em risco de evadir. É urgente investir na inclusão escolar e na recuperação da aprendizagem. Por isso, o UNICEF vem a público fazer esse alerta e conclamar eleitoras e eleitores a votar pela Educação”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil. 

“É urgente e necessário que possamos cobrar de nossos candidatos a educação como um dos itens prioritários de suas campanhas, ainda mais quando temos a clareza da quantidade alarmante de crianças e adolescentes que estão fora da escola. Por meio desta iniciativa, junto a uma instituição tão respeitada como o UNICEF, buscamos sensibilizar a população para a relevância de não aceitar nenhuma criança ou adolescente fora da escola e para a importância de entendermos a fundo os motivos de tanta evasão”, avalia Duda Moncalvo, diretor-geral da Artplan em Brasília.   

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=S1CmppL08jg

Ficha técnica 

Agência: Artplan Comunicação   

Cliente: UNICEF  

Campanha: #votepelaeducação 

Aprovação no Cliente: Michael Klaus, Camilo Leon e Elisa Reis. 

Diretor Geral: Duda Moncalvo  

Diretor de Criação: Gustavo Tirre  

Redator: Thiago Diniz 

Diretor de Arte:  Gustavo Viana 

Conteúdo e Engajamento: Nara Grillo 

Diretora de Atendimento: Cacá Malta   

Equipe de Atendimento: Clara Bianchi, Renata Vinagre, Gabriel Moura e Felipe Martins 

Diretor de Planejamento: Fernando Torres  

Equipe de Planejamento: Lucas Garbulha e Ana Quintiliano 

Diretora de Mídia: Maira Orempuller  

Equipe de Mídia: Thayse Arruda, Viviane Amaral, Filipe Braga, Fellipe Freitas e Iago Joston 

Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin  

Equipe de BI: Larissa Alves 

Diretor de Produção: Daniel Oda 

Produção e RTV: Fernanda Mesquita, Bruno Werner, Rafael Toscano, Amanda Sampaio e Julia Maia  

Produtora de Vídeo:  Madre Mia 

Diretor do Filme: Kiko Lomba 

Produtora de Áudio: Lira 

Sobre a Artplan 

Sob liderança do sócio e CEO Antonio Fadiga, a Artplan é a maior agência brasileira com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui cerca de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Desde 2016, está no ranking das 10 agências melhores avaliadas por seus próprios clientes, de acordo com Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios, nos últimos oito anos, e é a 8ª colocada do Ranking das Agências Cenp-Meios 2021. Certificada sete vezes, pelo Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil, comandado pelo presidente executivo Rodolfo Medina. 

Approach Com,.


Compartilhar