Fiems apresenta demandas da indústria a candidatos ao governo do Estado

15 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, apresentou a candidatos ao governo do Estado as principais demandas da indústria para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul nos próximos anos. Um caderno de propostas foi entregue nesta quinta-feira (15/09), durante a edição 2022 do “Encontros com a Indústria”, evento realizado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande.

Ao discursar na abertura do encontro, o líder empresarial defendeu a importância da contribuição das propostas do setor industrial para estimular o crescimento da economia sul-mato-grossense.

“Os candidatos têm suas propostas de governo e nós pretendemos, com as nossas propostas, integrar esses planos, com objetivo de elevar a competitividade da nossa indústria. Esperamos que, quando eleito, o candidato volte com essa pauta e que a gente possa evoluir nas discussões dessas propostas”, disse o presidente.

Receberam o documento os candidatos Marquinhos Trad, André Puccinelli, Giselle Marques, Eduardo Riedel e Capitão Contar. A candidata Rose Modesto foi convidada para participar do evento, mas não compareceu. Os seis são os postulantes ao cargo de chefe do poder executivo estadual mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de votos.

Propostas da Fiems contemplam oito eixos da economia

O caderno reúne as principais propostas do setor industrial para o próximo governo. O documento é estruturado em oito eixos, que contemplam o relacionamento entre o poder público e a iniciativa privada no setor industrial.

Para a Fiems, a boa gestão dos recursos públicos é fator chave para o Estado ser mais eficiente e ágil. Nesse sentido, a entidade propõe a criação da Agência Estadual de Fomento, que terá como finalidade oferecer financiamentos de longo prazo para investimentos em Mato Grosso do Sul.

Para tornar a indústria forte e garantir o crescimento da economia local, a Fiems propõe implementar o Plano Estadual de Atração de Investimentos, bem como assegurar a destinação do Fundo de Apoio à Industrialização (FAI) para a futura Agência Estadual de Fomento.

A educação profissional é um dos pilares para a sustentabilidade dos negócios. Pensando nisso, a Fiems sugere ao próximo governante que a concessão de auxílios e transferências de natureza assistencial do governo estadual seja condicionada à participação do beneficiário em programas de qualificação profissional e encaminhamento para o emprego.

Uma das principais bandeiras da Fiems é a cobrança racional de tributos. Entre as propostas na área tributária, estão a criação do Simples Estadual e a utilização mais eficiente dos créditos de ICMS.

Sem deixar de lado a sustentabilidade dos negócios e a preocupação ambiental, a Fiems defende a manutenção do programa Carbono Zero 2030 como política de estado. Além disso, a Fiems estimula a ampliação de benefícios fiscais a empresas que produzem ou consomem energias renováveis, ou que adotem práticas de redução de gases de efeito estufa.

Fotos: FIEMS


Compartilhar