Gestão tributária estratégica: mitigação de riscos para as empresas

1 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Toda empresa precisa do apoio de uma consultoria de gestão tributária para estar em conformidade com as exigências fiscais e contábeis, pois isto é fundamental para gerar negócio e se manter produtiva e rentável

A gestão tributária é uma parte importante da engrenagem de qualquer empresa. Para as companhias que operam no Brasil, essa atividade requer ainda mais atenção, haja vista que nosso cenário fiscal-tributário é complexo e cheio de meandros. Para além do pagamento dos tributos dentro do prazo, a gestão tributária exige planejamento e acompanhamento constante das obrigações fiscais, entre outras.

“Por isso, é preciso considerar que, além do cenário fiscal complexo, a carga tributária é altíssima: em abril deste ano constatou-se que ela subiu de 31,77% do produto interno bruto (PIB) em 2020 para 33,90% em 2021, patamar mais alto da série histórica iniciada em 2010. Para as empresas que operam no país, este pode ser um fator limitante para o seu crescimento e sair de um regime tributário para outro acarreta mudanças significativas no pagamento de tributos e exigem o cumprimento de uma série de obrigações acessórias”, afirma Eduardo Todeschini, CEO da Pryor Global.

Todeschini alega que, diante deste cenário, a gestão tributária também é fundamental para a manutenção e o alcance de metas de qualquer negócio, bem como para garantir a sua competitividade em um mercado agressivo. “Independentemente do seu tamanho, qualquer empresa pode e deve implementar uma gestão tributária estratégica, atuando de forma preventiva e corretiva, o que se confirma na 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, na qual se verificou que 66% das empresas estão endividadas, sendo que muitas estão em falta com o fisco”, reforça o executivo da Pryor Global.

Por esta razão, a Pryor Global aponta o planejamento como um ponto crucial para a realização de qualquer tarefa, sendo aconselhável que a empresa conte com o apoio de uma equipe especializada e experiente, que possa escolher o melhor regime de tributação considerando sua situação atual e objetivos futuros. “Além disso, é preciso analisar essa decisão periodicamente, em vista de eventuais mudanças na lei ou na própria empresa”, recomenda o CEO da Pryor Global.

Segundo ele, outro ponto importante é saber aproveitar os benefícios fiscais oferecidos nos níveis municipal, estadual e federal. Eles nada mais são do que uma redução ou eliminação de ônus tributário nos termos da lei ou norma específica, e podem ser caracterizados como: anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo.​ Para isso é necessário analisar aspectos como regime tributário do negócio, porte, segmento de atuação, etc.

“É importante sempre realizar a revisão fiscal, uma espécie de auditoria sobre todas as atividades fiscais da empresa, a fim de encontrar possíveis falhas e mitigar riscos, desenvolvendo estratégias para melhorar os processos envolvidos e, atuando, portanto, de forma corretiva e preventiva”, ressalta Todeschini. Para isto, pagamento de impostos, escrituração fiscal e preenchimento de obrigações acessórias são alguns dos aspectos analisados.

Com o intuito de ajudar no planejamento e execução de uma gestão tributária eficiente e benéfica para as companhias, a Pryor Global tem um time de contadores globais, especialistas fiscais e equipe financeira preparada para atender todos os perfis de negócios.

Sobre a Pryor

A Pryor é pioneira e uma das líderes em soluções integradas de representação legal, benefícios e seguros empresariais, gestão de capital humano e serviços de outsourcing contábil para empresas nacionais e internacionais dos mais variados setores. Sediada no Brasil, no principal centro de negócios da cidade de São Paulo, a Pryor tem como objetivo oferecer uma parceria completa, comprometida com resultados, segurança e confiabilidade, através de soluções integradas e personalizadas que atendem às necessidades específicas e únicas de cada cliente, contribuindo assim para o desenvolvimento de cada negócio. 

Ink Com,.


Compartilhar