Greenpeace Brasil avalia que Declaração de Belém falha ao não estabelecer metas para o desmatamento zero

Greenpeace Brasil avalia que Declaração de Belém falha ao não estabelecer metas para o desmatamento zero

9 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Especialistas da instituição participaram dos Diálogos Amazônicos e apontam que países amazônicos não deram sinais práticos de como agir de forma conjunta para lidar com a crise climática

Falta de comprometimento dos governos com o fim da utilização de combustíveis fósseis também é preocupante

São Paulo (SP) e Belém (PA), agosto de 2023 – O Greenpeace Brasil, que participou dos Diálogos Amazônicos e acompanhou a Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), avalia que a Declaração de Belém, documento com os compromissos dos governos amazônicos após o encontro, falha ao não estabelecer metas e prazos para o desmatamento e o fim da exploração de petróleo na região. 

Leandro Ramos, diretor de programas do Greenpeace Brasil, afirma:

“A Declaração de Belém não traz medidas claras para responder à urgência das crises que o mundo vem enfrentando. Não há metas ou prazos para zerar o desmatamento, nem menção ao fim da exploração de petróleo na região. Sem essas medidas, os países amazônicos não conseguirão mudar a atual relação predatória com a floresta, a sua biodiversidade e seus povos. Pior, os compromissos assumidos na declaração não dão uma sinalização clara de como os governos amazônicos pretendem agir em conjunto para responder à crise climática, que já é uma realidade para a população amazônica, principalmente para aquelas que vivem nas periferias das cidades da região”.

Danicley de Aguiar, campaigner sênior de Povos Indígenas do Greenpeace Brasil, afirma:

“Os Diálogos Amazônicos expressaram uma profunda preocupação dos movimentos populares com o falso consenso de que a floresta só tem valor se for transformada em commodity. É urgente que os agentes públicos ouçam aqueles que de fato convivem e sobrevivem da floresta, priorizando a reprodução dos arranjos socioculturais locais e não apenas os interesses de mercado”.

Sobre o Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.

Milka Veríssimo 


Compartilhar