Grendene tem lucro líquido recorrente de R$ 84,7 milhões no segundo trimestre de 2023, alta de 15,4% vs. 2T22

Grendene tem lucro líquido recorrente de R$ 84,7 milhões no segundo trimestre de 2023, alta de 15,4% vs. 2T22

11 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
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Apesar do cenário doméstico desafiador e do desaquecimento da economia internacional, empresa projeta segundo semestre de bons resultados 

Sobral, 10 de agosto de 2023 – Entre abril e junho de 2023, a Grendene registrou lucro líquido recorrente de R$ 84,7 milhões, aumento de 15,4% em relação a igual período em 2022; a receita bruta caiu 8,6%, para R$ 586,2 milhões.

Foram vendidos 26,8 milhões pares de calçados, retração de 15,4%; enquanto a receita bruta por par cresceu 8,1% em função, principalmente, do reajuste de preços realizado no mercado interno.

“O segundo trimestre de 2023 não foi muito diferente do que observamos ao longo dos primeiros três meses deste ano. O cenário doméstico desafiador e o desaquecimento da economia mundial permaneceram como os principais obstáculos para a demanda, impactando nossa dinâmica de vendas”, avalia Alceu Albuquerque, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene.

No trimestre, o desempenho no mercado interno permaneceu estável em R$ 499,3 milhões, 0,1% maior que o mesmo período do ano anterior.

O número de pares vendidos retraiu 4,7% para 23,2 milhões, com incremento de 5,1% do valor de receita bruta por par.

No acumulado do ano, a receita bruta atingiu R$ 1,2 bilhão, queda de 2,2%, enquanto o volume de pares comercializados recuou 7,1% para 56 milhões e a receita bruta por par expandiu 5,3% no período.

Assim como no primeiro trimestre, as marcas da Divisão 1 (todas, exceto Melissa) apresentaram maior resiliência frente ao cenário encontrado, garantindo a estabilidade do faturamento da Grendene no Brasil.

Este resultado foi impulsionado pelo arquétipo “sandália rasteira” da coleção primavera/verão 2022. Este desempenho da Ipanema vem se confirmando no sell in do primeiro mês da coleção Sempre Nova 2023, onde o arquétipo sandália também foi o mais vendido.

Da mesma forma, o segmento feminino, composto por Zaxy, Grendha e Azaleia, demonstrou comportamento positivo no trimestre, com alta de 15,1% na receita bruta, estabilidade do volume (-0,2%) e evolução da receita bruta/par (15,4%).

O crescimento deste segmento foi puxado por Zaxy e Azaleia.

A Melissa apresentou retração no mercado interno, tanto em receita bruta (-3,6%) como em volume (-9,5%), em decorrência do recuo de 6,7% do sell out (vs. 2T22) dos Clubes Melissa e da insegurança dos franqueados e clientes multimarcas.

“O encolhimento da renda disponível dos consumidores da classe C, a elevação do price point dos produtos – fruto dos reajustes realizados durante a pandemia – e a ausência de produtos ‘hits’ são os principais fatores que explicam o sell out mais fraco dos clubes Melissa, quando comparado ao mesmo período do ano anterior”, analisa o executivo.

No ambiente externo, os efeitos da inflação e das altas taxas de juros continuaram impactando no consumo em diversas regiões do mundo.

O volume de pares vendidos ao mercado internacional retraiu 50,7% no trimestre, e a receita bruta foi 39,1% menor, mesmo com o aumento de 23,5% da receita bruta por par.

No trimestre, o resultado financeiro da Grendene atingiu R$ 72,4 milhões, avanço de 7,0% frente a igual período em 2022.

No acumulado do ano, o resultado financeiro alcançou R$ 174,3 milhões, alta de 11,4% contra o primeiro semestre de 2022, mesmo com a distribuição recorde de dividendos de R$ 1,1 bilhão em maio de 2023.

No segundo trimestre de 2023, o EBIT recorrente (lucro operacional antes dos efeitos financeiros) foi de R$ 28,7 milhões, aumento de 160,2% em relação aos R$ 11 milhões obtidos no 2T22.

A margem EBIT recorrente avançou 4,1 p.p., atingindo 6,2%.

“Encerramos o primeiro semestre de 2023 com resultados satisfatórios. Nossos clientes lojistas, apontam que, embora as vendas tenham recuado na ponta, nossos produtos têm a preferência dos consumidores ante a concorrência, indicando a possibilidade de ampliarmos nosso market share”, afirma Albuquerque.

Para o segundo semestre, o executivo projeta um ambiente mais propício a bons resultados.

“Caminhamos para uma conjuntura mais positiva, impulsionada pelo início do ciclo de queda de juros, da redução do desemprego e da melhoria da massa salarial. Desta forma, iniciamos a segunda metade do ano bem-posicionados para capturar os efeitos de uma eventual retomada da economia e, por consequência, do consumo.”

Sobre a Grendene

Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores exportadoras de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais.

Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará, e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano.

Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas, subsidiárias, e Joint Venture, seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país.

A Companhia conta ainda com um showroom Melissa, em Milão, e três lojas conceitos “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York) e “Rider Spaces” (São Paulo).

Em 2022, registrou lucro líquido recorrente de 613 milhões. 


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