Guia do MEC vai orientar escolas sobre matrículas em tempo integral

Guia do MEC vai orientar escolas sobre matrículas em tempo integral

11 de dezembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
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Orientações e recomendações sobre alocação e distribuição de matrículas do Programa Escola em Tempo Integral são voltadas para as Secretarias de Educação de todo o País

O Ministério da Educação (MEC) lançará nesta terça-feira (12/12), o Guia para a alocação e distribuição de matrículas em tempo integral com eficiência e equidade, a fim de orientar e apoiar tecnicamente as redes de ensino na ampliação das matrículas em escolas de tempo integral. O objetivo é garantir uma distribuição eficiente e equitativa das vagas. O lançamento será online, às 19h, no YouTube do MEC.

O guia foi elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e contou com a contribuição técnica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos , Diversidade e Inclusão (Secadi). O material faz parte do Eixo Ampliar , do Programa Escola em Tempo Integral , que também prevê outras ações, tais como: a formação da equipe técnica responsável pela gestão das matrículas de tempo integral na rede de ensino e o incentivo à institucionalização de programas locais de escola em tempo integral .

O guia está dividido em seis capítulos, nos quais são abordados os papéis e as responsabilidades de cada agente envolvido na ampliação das matrículas, além de premissas, aspectos legais, entre outros. No caso da qualidade e equidade das matrículas, traz uma apresentação em formato de notas, com referências teóricas e práticas para a criação de matrículas de tempo integral.

O guia ainda apresenta os diversos caminhos para a ampliação da jornada, incluindo recomendações e um roteiro para apoiar as secretarias de educação em seus planejamentos. Estes devem considerar os diversos agentes que atuam na ampliação da jornada escolar, como gestores de escolas, associações de pais e mestres e conselhos de escola.

Priorização – A priori dade de atendimento de comunidades escolares com estudantes em maior vulnerabilidade social está prevista na Lei n. 1 4 . 640 /2023 , que instituiu o Programa Escola em Tempo Integral,  e é u ma das diretrizes estabelecidas pela Portaria n . 2.036 / 2023 . O Programa, assim como as demais políticas do Governo Federal, tem o compromisso de reduzir desigualdades, considerando indicadores de aprendizagem, renda, raça, sexo, condição de pessoa com deficiência, entre outros. Dessa forma, o guia apresenta e traz recomendações específicas da Secadi sobre as modalidades especiais de ensino.

Tais modalidades são formas de diferenciar a oferta educacional em todas as etapas da educação básica, de modo a assegurar o direito à educação a grupos sociais que demandam o reconhecimento de suas especificidades e identidades. Elas estão previstas na Lei n. 9.394/1996, que define as diretrizes e bases da educação em leis específicas e normas infralegais. Para orientar sua implementação , as modalidades especiais possuem diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação ( CNE) . Já a educação para as relações étnico-raciais (ERER) se configura como parte intrínseca à organização educacional, devendo ser transversalizada em todo o projeto político – pedagógico.

Ministério da Educação (MEC) 


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