Instituto Unibanco lança coleção inédita sobre inovação em avaliações educacionais

Instituto Unibanco lança coleção inédita sobre inovação em avaliações educacionais

12 de julho de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Curadoria reúne entrevistas com especialistas da área e vasto material, reforçando a importância de inovar as avaliações para uma trajetória educacional de qualidade

O Instituto Unibanco acaba de lançar a “Coleção Inovação em Avaliações Educacionais”, uma curadoria exclusiva de materiais disponíveis no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão. Entre relatórios de pesquisas, estudos na íntegra e uma websérie audiovisual inédita de mesmo nome, o conteúdo destaca a importância da avaliação não apenas para verificar a aprendizagem dos estudantes, mas também para estruturar uma trajetória educacional de qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades estruturais no cenário educacional do Brasil.

De acordo com Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, as avaliações educacionais no Brasil mantiveram, ao longo dos anos, uma trajetória consistente e notável, porém, seguiram presas a um modelo tradicional que pouco incorpora as transformações do conhecimento, da sociedade e do mundo do trabalho. “Neste sentido, a coleção busca colaborar para impulsionar um novo ciclo de inovação nas avaliações educacionais, visando elevar a qualidade da educação e preparar os jovens de forma equitativa para a vida e a sociedade contemporânea”.

Um dos destaques da curadoria é a websérie “Inovação em Avaliação”, composta por entrevistas em vídeo com especialistas que discutem a importância da inovação nas avaliações educacionais. Entre os entrevistados, estão Andreas Schleicher, diretor de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); Mario Piacentini, Analista Sênior do PISA e um dos desenvolvedores da Plataforma para Avaliações Inovadoras de Aprendizagem (PILA, na sigla em inglês); e James Pellegrino, da Universidade de Illinois em Chicago e pesquisador da OCDE. A série também traz vídeos com depoimentos de Izolda Cela, secretária executiva do Ministério da Educação (MEC); Maria Helena Guimarães Castro, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE); Chico Soares, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Jorge Lira, professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de Ricardo Henriques e João Marcelo Borges, do Instituto Unibanco.

A coleção traz ainda o sumário executivo estendido “Inovação em Avaliação para Medir e dar Suporte a Competências Complexas”, elaborado pela OCDE e traduzido para o português pelo Instituto Unibanco, que oferece insumos valiosos sobre práticas e abordagens inovadoras para avaliar e apoiar o desenvolvimento de competências complexas. Com uma revisão de literatura atualizada e exemplos concretos, o conteúdo busca contribuir para o aprimoramento das avaliações educacionais ligadas às competências do século 21.

A curadoria conta também com resumos de relatórios de pesquisa na área de avaliação educacional, como o “Avaliação Formativa da Compreensão de Textos”, que apresenta uma metodologia de avaliação formativa viável para uso no sistema educacional brasileiro; e o “Desenho e Implementação de um Modelo de Avaliação para Aprendizagem em Matemática”, que propõe uma nova abordagem para a avaliação em matemática na educação básica. Por fim, a seleção traz ainda a cobertura do “Encontro de Inovação em Avaliação”, evento fechado promovido pelo Instituto Unibanco e pela OCDE que teve como foco debater a importância e a urgência de inovar as avaliações educacionais.

“Em seu conjunto, os materiais fornecem uma visão aprofundada sobre os desafios, as tendências e as soluções inovadoras no campo da avaliação educacional. Além disso, com essa variedade de recursos, a coleção busca atender às necessidades e interesses de tomadores de decisão, profissionais envolvidos no desenvolvimento de avaliações, gestores públicos, pesquisadores e organizações do terceiro setor, fornecendo informações fundamentais para aprimorar o processo de avaliação e promover uma educação de qualidade alinhada às demandas do século 21”, complementa Ricardo Henriques.

Todos os documentos e os vídeos da websérie estão disponíveis no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão. Para mais informações e acesso aos materiais da Coleção, visite: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/colecoes/detalhe/colecao-inovacao-em-avaliacoes

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. https://www.institutounibanco.org.br.

CDN Com,.


Compartilhar