Instituto Unibanco realiza hoje debates sobre Equidade e Educação em celebração dos seus 40 anos de atividades

Instituto Unibanco realiza hoje debates sobre Equidade e Educação em celebração dos seus 40 anos de atividades

5 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Programação conta com a participação de importantes nomes do cenário brasileiro, como Rodrigo Mendes, Cida Bento, Izolda Cela, Maria Helena Guimarães e Renato Janine Ribeiro

O Instituto Unibanco realiza nesta quinta (1º de dezembro) duas mesas de discussão sobre os temas “Equidade” e “Educação”, como parte do “Ciclo de Debates Educação e Democracia”. A programação, que faz parte das comemorações de 40 anos de atuação do Instituto, começou no dia 29 de novembro e contou também com o lançamento da websérie inédita “Coleção Antirracista”, alinhada à luta do Instituto pelo fim do racismo e pela equidade na Educação e na Sociedade, dirigida pela documentarista e pesquisadora Val Gomes.

O evento desta quinta-feira (1º) começa a partir das 10h, com a presença de Rodrigo Mendes, fundador e diretor-executivo do Instituto Rodrigo Mendes (IRM); Rafaelly Wiest, diretora-administrativa da Aliança Nacional LGBTI+; Cida Bento, consultora em Diversidade Étnico-Racial no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); e Mirela de Carvalho, gerente de Desenvolvimento da Gestão em Educação do Instituto Unibanco, que formarão a mesa sobre “Equidade”.

Às 15h, será a vez do painel “Educação”, com a participação de Izolda Cela, governadora do Ceará; Maria Helena Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave); Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e o anfitrião Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

“Queremos aproveitar esse momento, de 40 anos do Instituto Unibanco, como uma oportunidade para reforçar a importância de articular toda a sociedade na defesa de uma educação de qualidade para todos. Temos orgulho de poder compartilhar dois grandes aprendizados: de um lado, a importância da melhoria da gestão e do uso de evidências para acelerar as mudanças que a educação do Brasil tanto precisa; de outro, a certeza de que a busca por equidade – com destaque para a equidade racial – precisa ser central em qualquer política pública, principalmente na educação, pelo seu imenso potencial de causar transformações em toda a sociedade”, afirma Ricardo Henriques.

Eventos anteriores

O primeiro dia de comemorações aconteceu em 29 de novembro, com o lançamento da websérie “Coleção Antirracista”, no Espaço Itaú de Cinema-Augusta, em São Paulo, com exibição de quatro dos seus oito episódios. Produzida pela Olhar Imaginário, com apoio do Instituto Unibanco e supervisão artística do cineasta Toni Venturi, a série teve uma equipe de criação e produção extensivamente negra e é voltada principalmente a pessoas, instituições e empresas que investem em ações inclusivas e combatem o racismo. Os episódios contam com depoimentos de intelectuais negros sobre a questão racial brasileira na perspectiva do pensamento antirracista e decolonial e buscam ressignificar fatos e dados históricos da cultura africana e negra no Brasil. A apresentação será seguida pelo bate-papo “Cinema Antirracista”, com um trio de especialistas em questões étnico-raciais: Ednéia Gonçalves, coordenadora-executiva da Ação Educativa; Rosane Borges, doutora em Ciência da Comunicação e professora colaboradora da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); e a própria cineasta Val Gomes.

Em 30 de novembro começou o ciclo de debates Educação e Democracia, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O primeiro painel, com tema “Juventudes”, contou com as falas de Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); Mário Volpi, chefe de Políticas, Monitoramento e Cooperação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Gabriel Medina e Maju Azevedo, gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco. Já à tarde, a partir das 15h, foi a vez do tema “Democracia”, com debate entre Maria Hermínia Tavares, pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (USP/CEBRAP); Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP); Marta Arretche, professora de Ciência Política (USP); e João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco.

SERVIÇO

Segundo dia do Ciclo de Debates Educação e Democracia

1º de dezembro

·        10h – Equidade

o  Rodrigo Mendes (IRM)

o  Rafaelly Wiest (Aliança Nacional LGBTI+)

o  Cida Bento (CEERT)

o  Mirela de Carvalho (Instituto Unibanco)

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=cD9Rro_D_Lc

·        15h – Educação

o  Izolda Cela (Governo do Ceará)

o  Maria Helena Guimarães (Abave)

o  Renato Janine Ribeiro (SBPC)

o  Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)

Link de acesso: https://youtu.be/Tbmi70xAv2Q

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br/

CDN Com,.


Compartilhar