Jovens lideram mutirão voluntário de melhorias da própria escola em Campinas

23 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A ação voluntária será realizada neste final de semana na EMEFEI/EJA “Dr. João Alves dos Santos”, no Jardim Regina

O Oásis Educar, que neste sábado, dia 27/08, será desenvolvido na EMEFEI/EJA “Dr. João Alves dos Santos”, no Jardim Regina, em Campinas, é inspirado na metodologia do Instituto Elos e, por meios de cinco passos (reconhecer belezas, descobrir sonho comum, conhecer talentos locais, buscar recursos e mão na massa), mobiliza alunos e comunidade escolar para sonhar e concretizar esse sonho de transformar o espaço físico da escola. 

A iniciativa é organizada pela Academia Educar, um dos programas da Fundação Educar, que atua em prol da educação e cidadania há mais de 30 anos, com a proposta de desenvolver jovens protagonistas, capazes de escrever seu projeto de vida e transformar suas realidades. Nada melhor do que uma experiência prática de mão na massa, como o Oásis, para consolidar o desenvolvimento da liderança, das habilidades socioemocionais e da cidadania nos participantes. 

Na EMEFEI/EJA “Dr. João Alves dos Santos”, onde está sendo desenvolvido o Oásis deste ano, foi feito um levantamento com a comunidade escolar, que envolve alunos, professores, funcionários e moradores do entorno, para conhecer quais seriam os principais anseios de transformação física do espaço e como resposta, a grande maioria informou o desejo de ”verdejar” o ambiente, ou seja, revitalizar diversas áreas com jardins, ocupar as jardineiras já existentes com flores e retomar o projeto de Horta na Escola. A iniciativa é voluntária e não tem vínculos político-partidário, com a Fundação Educar articulando a ação e os próprios alunos, equipe da escola e voluntários, realizando o sonho.

“O Oásis Educar é uma jornada que convida cada participante a colaborar com seu melhor para a realização de um sonho comum de escolas públicas. O movimento é liderado pelo grupo de jovens da Academia Educar, que através de um processo de escuta, acolhe o sonho dos estudantes e professores, e mobiliza parceiros e voluntários para fazer acontecer! Todas as pessoas são bem-vindas para colocar a mão na massa e embelezar espaços da ‘João Alves do Santos’. Mais que transformação física é a ‘revolição’ que acontece em quem participa, que passa a apreciar a potência do lugar e das pessoas, e a entender a importância da participação ativa na construção da sociedade. Um espetáculo!” afirma a Gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli. 

Já a Orientadora Pedagógica da EMEFEI/EJA “Dr. João Alves dos Santos”, Francis Roberta de Jesus destacou a presença dos jovens do programa na escola, para conversar com os alunos e conhecer a real necessidade, com os protagonistas do dia a dia da unidade de ensino. “Essa não será a primeira atividade que nossa escola realiza com o Oásis Educar, já foram feitas atividades lúdicas com os alunos do Ensino Fundamental, entre outras. Os jovens fizeram visitas à escola, realizaram rodas de escuta com os alunos, para poder ouvir sobre quais sonhos eles tinham para a escola e neste dia 27 teremos essa importante atividade. Só podemos agradecer a Fundação Educar por essa oportunidade e por essa importante parceria”, relatou a Orientadora Pedagógica.

Para participar com doações ou como voluntário, é necessário entrar em contato com o Time da Fundação Educar através do telefone (19) 99814-7029 e agendar a participação desta importante atividade solidária, que será realizada neste sábado, dia 27 de agosto, a partir das 8h. na EMEFEI/EJA “João Alves dos Santos”, localizada à rua Manoel Thomáz, 288, Jardim Regina, Campinas-SP.

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor. 

Alfapress Com,.


Compartilhar