Laboratório móvel leva atividades de energia sustentável para alunos da rede pública

Laboratório móvel leva atividades de energia sustentável para alunos da rede pública

20 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Projeto social desenvolvido pela CTG Brasil busca estimular entre alunos a reflexão sobre mobilidade elétrica, fontes renováveis e sustentabilidade

Com um laboratório móvel de experimentos didáticos, o projeto social “Mobilidade do Futuro para Cidadãos do Futuro” visitará escolas da rede pública, nas proximidades das usinas operadas pela CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa do país, para estimular a discussão sobre sustentabilidade e energia.

A iniciativa integra o programa de mobilidade elétrica, que prevê a instalação de 13 eletropostos nas usinas da concessionária, entre os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, e na cidade de São Paulo, com testes de um modelo de negócio viável para recarga de veículos elétricos.

Em um caminhão elétrico, os materiais educativos serão transportados para as escolas públicas e utilizados nas dinâmicas para discutir questões como formas de geração de energia, fontes de energia, mobilidade elétrica e usos da energia elétrica. Além de material audiovisual, o projeto também fará uso de duas bicicletas para demonstrar a geração de energia elétrica; jogos digitais e de cartas; pistas de carrinhos movidos a energias renováveis e brinquedos de montagem.   A primeira instituição de ensino visitada pelo projeto foi a Escola Estadual Francisco Piergentile, em Rosana (SP), no mês de novembro.

“A nossa estratégia de inovação e sustentabilidade é uma maneira de contribuir com o acesso à energia limpa em larga escala, beneficiando a sociedade como um todo. Por isso é importante a associação com um projeto de conscientização social”, ressalta Carlos Nascimento, gerente de P&D da CTG Brasil.

Para 2023, as atividades serão expandidas para instituições de outros municípios que o projeto abrange: Chavantes, Ourinhos, Teodoro Sampaio, Castilho, Itapura e Ilha Solteira, no estado de São Paulo; Ribeirão Claro e Porecatu, no Paraná; e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O laboratório móvel terá atividades voltadas a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental sobre mobilidade elétrica, fontes renováveis de energia e sustentabilidade.

Rota de mobilidade elétrica

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que engloba a instalação dos eletropostos é realizado no âmbito da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia Lactec e a fabricante de carregadores de veículos Incharge.

“O objetivo é desenvolver modelo de negócio para comercialização de energia em eletropostos diretamente pela concessionária de geração, por meio da adaptação de eletropostos e estudos de sua performance em implementação piloto nas usinas da CTG Brasil”, explica a coordenadora do projeto pelo Lactec, Ana Paula Oening.

Até o momento, foram instalados 13 eletropostos, um em cada uma das usinas: Ilha Solteira, Jupiá, Rosana, Taquaruçu, Capivara, Canoas I, Canoas II, Salto Grande, Chavantes e Jurumirim, além de outros três no prédio da CTG Brasil na cidade de São Paulo.

Sobre a CTG Brasil

Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Sobre o Lactec O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Meio Ambiente, Indústria, Mobilidade Elétrica e Conectividade em todo o ciclo de inovação; desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há mais de 60 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Saiba mais em: lactec.com.br

Comunic


Compartilhar