Movimento ANTENE-SE contabiliza 100 cidades com novas leis municipais de antenas aprovadas no Brasil

23 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

34EjO5YjYzEzY6InYu02bj5SYyJXZ0BUYpRWYpRmcqpTOxMzM5gjMzgzM6cmbw5SYkVmZ5UmZhV2Y1MmZlNjZyEWOhBTMkFjMhRWNjVGNiZkMlUGNiZkMlkDNwQjMGJTJwMTMx8VL0ETLfpTM

São Gonçalo, no Rio de Janeiro, foi a centésima cidade a se preparar
para a chegado da nova tecnologia 5G

Foto: Divulgação

O Movimento ANTENE-SE tem falado diretamente e simultaneamente com cerca de outros 300 municípios e atua em parceria também com a Confederação Nacional de Municípios (CNM)

São Paulo, 23 de junho de 2022 – Ao aprovar sua nova lei municipal de antenas, a cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, foi a centésima cidade a se preparar para a chegada da nova tecnologia 5G. Com base em um texto totalmente aderente à legislação federal, incluindo a definição correta de estação de pequeno porte — que trata das pequenas antenas colocadas em estruturas já existentes, como fachadas de prédios, mobiliário urbano e postes de iluminação — a Lei abre caminho para a nova tecnologia de conectividade e para expansão da cobertura do 4G, base dos serviços digitais das cidades inteligentes.
 

Com esse marco atingido em apenas um ano, o Movimento ANTENE-SE, lançado pela Abrintel, com o apoio da ABO2O, Brasscom, CNI, FENINFRA e TelComp, demonstra que o trabalho tem sido bem-sucedido e as administrações das grandes cidades brasileiras se conscientizaram que o ciclo de implantação do 5G é oportunidade de aumentar a inclusão digital, que é ferramenta de redução da desigualdade social. Ao todo, as 100 cidades com leis aprovadas representam 25% da população brasileira.
 

Luciano Stutz, porta-voz do Movimento, destaca a importância de que a discussão e a aprovação das novas leis municipais do 5G estejam alinhadas com a legislação federal, trazendo previsibilidade e segurança jurídica para os investimentos em infraestrutura para telecomunicações: o debate com as cidades de forma transparente e a utilização do Projeto de Lei padrão da Anatel representam a grande fortaleza do movimento”.

Apesar da possibilidade de ajustes do texto para peculiaridades de cada cidade, é muito importante manter os conceitos e definições já discutidos exaustivamente com a Anatel e o Ministério das Comunicações, grandes parceiros na elaboração e distribuição do texto”.


O Movimento ANTENE-SE tem falado diretamente e simultaneamente com cerca de outros 300 municípios e atua em parceria também com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para alcançar mais cidades que estão previstas para receberem o 5G nas fases subsequentes do Edital da Anatel. Em paralelo, a atualização das leis municipais também facilita as mais de 7.000 localidades e os quilômetros de estradas que receberão conectividade em 4G e necessitarão também de mais infraestrutura de suporte para telecomunicações.
 

Para saber mais sobre a ação do Movimento ANTENE-SE e como fazer a discussão da atualização da lei de antenas da sua cidade, acesse o portal do Movimento clicando aqui. Nós ajudamos, gratuitamente, o seu município a modernizar sua legislação e ficar preparado para o 5G.

Movimento ANTENE-SE
 

O Movimento ANTENE-SE busca contribuir para a modernização das leis sobre antenas nas principais cidades brasileiras, promover a inclusão digital e refletir sobre a implantação do 5G no país. O ANTENE-SE é resultado da colaboração de seis entidades, que representam setores diversos da economia:

● Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações);

● ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline);

● Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC – e de Tecnologias Digitais);

● CNI (Confederação Nacional da Indústria);

● Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática);

● Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).

A Carta Aberta do Movimento e novidades sobre o ANTENE-SE e o tema da conectividade estão no site e no perfil do Facebook.

Informações para a imprensa – FleishmanHillard

Guilherme Molina (11) 98823-3331 guilherme.molina@fleishman.com.br

Cesar Augusto Sampaio (11) 99956-3769cesar.sampaio@fleishman.com.br

Adriana Vera e Silva (11) 98100-9438 adriana.vera@fleishman.com.br


Compartilhar