‘Noite do Assado 1%’ é experiência gastronômica do melhoramento genético

4 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com um menu de cortes que evidenciam o resultado final da seleção de reprodutores, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) promoverá, durante a Expointer 2022, a Noite do Assado 1%. O evento, que será realizado no dia 29 de agosto, visa valorizar as características avaliadas pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) voltadas à produção de carne de qualidade. O happy hour ocorrerá a partir das 18h na casa da ANC no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e será palco da entrega do Prêmio Difusão Genética Nacional 2022.

As estrelas do cardápio serão Entrecot (Top 1% GIM), Picanha (Top 1% EP8) e Costela (Top 1% EGS) preparados na parrilla. Os cortes irão destacar três importantes índices disponibilizados pelo Promebo que cooperam com o resultado final das carcaças. A Gordura Intramuscular (GIM) está relacionada ao marmoreio da carne, garantindo palatabilidade, suculência e maciez ao produto. Já a Espessura de Gordura Medida na Picanha (EP8) indica a deposição de gordura entre a picanha e a alcatra, chancelando a entrega de uma picanha de qualidade ao mercado. E a Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) é a medida da gordura depositada sobre o músculo entre a 12ª e a 13ª costela, que assegura animais de ponta aos frigoríficos.

Os cortes serão acompanhados de diferentes molhos que irão potencializar ainda mais o sabor da carne. O cardápio também incluirá legumes e vegetais preparados na parrilla.

A ideia, segundo a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, é que o público aprecie os cortes e confira, na prática, o resultado do melhoramento genético na qualidade da carne entregue aos consumidores. “Tudo começa no campo, na seleção, onde o criador tem que ficar de olho nos percentis das DEPs para facilitar sua escolha”. Ela ressalta que, nos quesitos avaliados nessa experiência gastronômica, quanto menor o Percentil, melhor é o animal em determinada característica. Isso porque o percentil está atrelado à posição de superioridade de um reprodutor em relação a seu rebanho. “Todo criador quer um reprodutor 1%. Por isso, a ANC promove a Noite do Assado 1%, para evidenciar o que buscamos no nosso dia a dia em uma experiência cheia de sabor”, explica.

Presidente da ANC, Joaquin Villegas, reforça que a ANC tem disponibilizado ferramentas para que o pecuarista tenha em mãos os dados necessários para garantir a evolução do seu plantel. Por meio da plataforma Origen, todos os criadores dispõem de uma área de consulta pública onde é possível acessar os índices de seus reprodutores ou daqueles que se deseja adquirir. “É uma preocupação nossa que os criatórios evoluam constantemente no que se diz respeito à qualidade genética de seus animais”, acrescenta.

Crédito da foto: Carolina Jardine

Jardine Agência Com,.


Compartilhar