Nova marca. E agora?

Nova marca. E agora?

30 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
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*Gabriela Pavan

Foto: arquivo

Criar uma marca é sempre muito trabalhoso, mas recompensador. Quando vemos nosso sonho completo, ali em nossa frente, não tem trabalho que tire nosso sorriso. 

Porém, é importante ressaltar que existem passos importantes para estabelecer e promover sua marca de forma eficaz. 

Neste ano, segundo o governo, o Brasil registrou a abertura de mais de 357 mil empresas em janeiro, representando uma alta de 3,9% se comparado ao mesmo período de 2022. Por isso, se diversificar  em um cenário onde as marcas nascem muito rápido é essencial. 

Ao meu ver existem alguns passos cruciais para a criação e solidificação de uma marca. Primeiramente, você precisará definir sua identidade, assim terá o tom de voz, a personalidade e a imagem que deseja transmitir aos seus clientes. Estes elementos sempre são indispensáveis para guiar as estratégias de marketing e comunicação. 

Pesquise e estude seu público-alvo. Não tem problema pesquisar e entender mais de uma vez o público que você quer trabalhar, o importante é sempre saber quem são seus potenciais clientes, suas necessidades, desejos e preferências. Quanto mais sua marca estiver alinhada com seu público-alvo, melhor será sua capacidade de desenvolver produtos e serviços assertivos. 

O ideal para os dias atuais é construir uma presença online forte, criando um site profissional que seja a vitrine da sua marca na internet. Logo, você poderá utilizar estratégias de SEO para aumentar a visibilidade do seu site. Outra ideia é acompanhar as redes sociais, marcando presença por lá. 

Desenvolver uma estratégia de marketing também tem que estar na sua lista, assim você pode promover sua marca e alcançar seu público, por meio de parcerias estratégias, publicidades ou até mesmo marketing de conteúdo. É essencial também cultivar o relacionamento com seus clientes, criando uma troca sólida, assim você poderá oferecer um atendimento personalizado, para melhorar a experiência com sua marca. Lembre-se: clientes satisfeitos podem se tornar defensores da marca e ajudar na divulgação. 

Fique sempre atento aos resultados e ajuste o que for possível em sua estratégia. As análises de métricas como vendas, tráfego no site, engajamento e até feedback dos clientes são perfeitos para olhar e entender no que você está errando ou acertando. 

É normal que uma empresa com tempo tenha que se reinventar, então não se esqueça que construir uma marca leva tempo e esforço contínuo. Tenha em mente que uma comunicação consistente pode entregar valor ao seu cliente, e com dedicação e estratégia, sua nova marca pode também tornar-se bem-sucedida e estabelecida no mercado. 

*Gabriela Pavan, é Sócia-Diretora de Arquitetura e Retail Design da Enredo, empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Especialista em Retail Design e Visual Merchandising pelo IED São Paulo e IED Barcelona (Espanha), com MBA em Design de Interiores e Produção do espaço (Ipog), Gabriela é Arquiteta e Urbanista (UDC-PR) com extensão em Arquitetura e Engenharia pela Università Deli Studi Roma TRE (Itália). Foi a primeira profissional do Centro-Oeste a conquistar Ouro no POPAI Brasil e Honraria no Retail Design Institute, além de ter conquistado reconhecimentos como Prêmio Bornancini e Brasil Design Awards.

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