Novo PDI da Aneel deve ampliar tecnologias limpas, eficiência energética e conectividade 

Novo PDI da Aneel deve ampliar tecnologias limpas, eficiência energética e conectividade 

31 de julho de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou no último dia 1º de julho, as novas diretrizes do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), anteriormente conhecido como Programa de Pesquisa e Desenvolvimento. Essas mudanças representam um importante marco, visto que o programa agora se concentra no desenvolvimento de negócios e soluções ágeis e eficientes para o mercado de energia elétrica, trazendo benefícios concretos para o consumidor final.

Em outros termos, as novas normas trazem maior flexibilidade, agilidade e possibilitam cooperação entre os diversos atores do setor elétrico, resultando em benefícios para o público em geral. Além disso, há maior estímulo à implementação de tecnologias limpas, maior eficiência energética e conectividade, considerando que esses fatores são pontos importantes também às demandas do mercado.

Um dos principais aspectos do novo PDI é o incentivo à parceria e colaboração entre diferentes organizações, como universidades, institutos de ciência e tecnologia, empresas geradoras, distribuidoras e startups. Essa abertura para somar forças e conhecimentos é essencial para ampliar o ecossistema do setor elétrico nacional e impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Nesse sentido, se faz ainda mais essencial o compartilhamento de conhecimento e a cooperação, levando em conta que a colaboração será um diferencial para a adaptação ao novo mercado, possibilitando respostas mais ágeis e efetivas às demandas do setor. O Brasil, em especial, ainda tem como vantagem o potencial de exportação, uma vez que o país possui uma grande capacidade técnica e expertise em energias limpas.

Ou seja, os benefícios decorrentes dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor elétrico são múltiplos. Além de estimular a criação de empregos qualificados e o desenvolvimento acadêmico, esses investimentos também aprimoram a qualidade do fornecimento de energia, reduzem falhas e interrupções na rede, proporcionam maior segurança para operadores, pessoal de manutenção e usuários. O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Aneel, ao valorizar esses aspectos na avaliação dos projetos, se destaca como um importante diferencial para o progresso do setor elétrico brasileiro.

O histórico de mais de 20 anos do programa da Aneel, com uma ampla gama de projetos desenvolvidos por diferentes agentes do setor elétrico, evidencia sua relevância e contribuição para as transformações vivenciadas no mercado de energia. É fundamental que todos os atores envolvidos estejam dispostos a colaborar e compartilhar conhecimento para alcançarmos um futuro mais eficiente e próspero no setor energético do país.

Por Carlos Eduardo Ribas é diretor comercial do Lactec


Compartilhar