Novo sistema de arrecadação do Fundesa traz ainda mais transparência e agilidade
16 de novembro de 2022O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul tem, a partir desta semana, um novo sistema para a arrecadação das contribuições de produtores e indústrias. Antes, as guias eram emitidas a partir dos sites de cada entidade representativa. Agora, todas as emissões de guias e relatórios ocorrem somente no site do Fundesa-RS (fundesa.com.br/emissao-de-guias). A medida atende questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados e também serve para agilizar o controle e o acesso às informações. “A partir de agora o Fundo tem à disposição informações em tempo real, com mais precisão sobre as arrecadações e também sobre os contribuintes que estão em débito com o Fundesa”, explica Ângela Auler, representante da empresa Performática, que desenvolveu o sistema.
Para o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, trata-se de mais uma ferramenta para dar agilidade e transparência ao Fundo. “Antes, precisávamos esperar cada entidade representativa enviar os relatórios de suas cadeias. Agora temos a informação imediatamente ao acessar o sistema, podendo gerar os relatórios para prestação de contas com mais rapidez e precisão”, afirma Kerber. Com o início do novo sistema, os contribuintes deverão acessar o site do Fundesa e aceitar os termos após a atualização do cadastro.
Os recursos do Fundesa são obtidos através de arrecadações do setor privado, através de contribuições por abate de bovinos, suínos e aves e também pela produção de leite e ovos. A utilização da verba segue programação estabelecida pelos Conselhos Técnicos Operacionais de cada uma das quatro cadeias.
Por Thais Davila