O importante recado do Banco Central a Lula e Haddad

O importante recado do Banco Central a Lula e Haddad

19 de dezembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ata do Copom reafirma importância do cumprimento das metas fiscais para continuidade do processo de redução nas taxas de juros

Por Larissa Quintino
19 dez 2023, 08h48

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Lula Marques/Agência Brasil)

Compartilhar no Telegram

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduziu a taxa básica de juros em meio ponto percentual na última reunião do ano. Com o cenário de desinflação e boas sinalizações vindas do exterior — como a redução dos juros dos Estados Unidos no radar — a autoridade monetária faz um alerta direcionado ao governo Lula, de que é preciso levar a a política fiscal a sério.

Na ata da reunião, divulgada nesta terça-feira, o colegiado afirma que “o esmorecimento no esforço de reformas estruturais e disciplina fiscal, o aumento de crédito direcionado e as incertezas sobre a estabilização da dívida pública têm o potencial de elevar a taxa de juros neutra da economia, com impactos deletérios sobre a potência da política monetária e, consequentemente, sobre o custo de desinflação em termos de atividade”. Ou seja, um descontrole fiscal tem impacto direto na política de redução da taxa básica de juros.

Veja


Compartilhar