Pacto pelos 15% com Fome mobiliza campanha da Ação da Cidadania

15 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com conceito criativo Pro Bono da Artplan, movimento #15por15 convoca a sociedade civil e empresas na luta contra a insegurança alimentar; mais de 15 instituições e 10 empresas já fazem parte do movimento  

Atualmente, 33,1 milhões de brasileiros passam fome, o que representa 15% da população do país. Muito se pensa sobre o que se pode fazer a respeito, como é possível amenizar este quadro, a melhor forma de contribuição e quais os canais confiáveis. Para reverter este cenário e convocar a população, a Ação da Cidadania está promovendo uma grande aliança entre entidades da sociedade civil e empresas, grupos de mídia, agências de comunicação e publicidade, pessoas físicas, artistas e influenciadores para a execução do Pacto pelos 15%. A iniciativa #15por15 apresenta o conceito criativo da Artplan, pertencente ao Grupo Dreamers, e está programada para ser lançada na próxima sexta-feira (15/07). 

O objetivo é viabilizar doações às instituições envolvidas e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança alimentar. A mobilização parte do insight – se você não está entre os 15% que passa fome, tem que ser parte da solução – e oferece uma plataforma que simplifica a doação sugerindo o número 15 como o marco para qualquer coisa que a pessoa esteja disposta a contribuir, ou seja, 15 de algo que a pessoa tenha para ajudar a quem tem fome – R$ 15 centavos, R$ 15 reais; 15 segundos nos stories, no show, na programação; 15% nas vendas; 15 games no Twich; 15 minutos como voluntário, etc. 

“Quem trabalha no mercado de comunicação tem um grande poder em mãos. Se as agências separadas já provocam transformações a níveis globais com seus trabalhos e ativações, imagina o grande impacto positivo que podemos causar se nos juntarmos em benefício de uma única causa: acabar com a fome. Por isso, convido nosso mercado a entrar neste movimento – não apenas no discurso, mas na aplicação prática dessa causa que é tão urgente e sensível”, anuncia Rodolfo Medina, presidente executivo do Grupo Dreamers.  

O Pacto também é uma oportunidade para que a sociedade conheça e se torne parceira e apoiadora das iniciativas promovidas pelas organizações mapeadas no site (http://15por15.org/). Essa contribuição pode ser realizada por meio da doação específica nos canais de captação online, divulgação das ações nas redes sociais e voluntariado.   

O movimento foi inspirado a partir da releitura da mobilização feita, há 30 anos, por Herbert de Souza, o Betinho, quando também convocou o país inteiro a lutar pelo direito à alimentação, movimento que deu origem à Ação da Cidadania – Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que hoje está à frente da campanha.  

“Diante da tragédia humanitária em que se encontra o país, é preciso transformar a nossa indignação em ações concretas, e entender que 15% da população brasileira passando fome é um problema de todos. Como fizemos há 30 anos, a solidariedade será a força motriz para ajudar as 33 milhões de pessoas que hoje, neste exato momento, não têm o mais básico dos direitos humanos: a alimentação. As futuras gerações vão nos perguntar como deixamos a fome chegar a este ponto, e a nossa resposta precisa começar agora, primeiro com a nossa consciência, e depois com o Pacto Pelos 15% com Fome”, afirma Daniel Souza, filho de Betinho e presidente do Conselho da Ação da Cidadania.  

O Pacto pelos 15% com Fome já tem a adesão de diversas entidades nacionais e regionais, são elas: Central Única das Favelas (Cufa), Gastromotiva, OAB Nacional, Bem Maior, IDIS, GIFE, Pacto Global, G10, União BR, Voz das Comunidades, Ethos, Fiocruz, Instituto Phi, Instituto Claro, Visão Mundial e Amigos do Bem. O Grupo Dreamers – que engloba empresas como Artplan, Rock in Rio, Dream Factory -, Eletromídia, Dadivar, Vol, Atados, iFood, Assaí, B3, Mercado Livre, Benfeitoria e Claro também integram a mobilização, assim como artistas, empresários, influenciadores e ativistas.   

Como funciona o Pacto?  

A página (https://15por15.org) disponibiliza três formas de ajudar no combate à fome. A primeira é a doação direta para as ONGs e organizações que integram o Pacto, por meio de um canal de captação dentro do próprio site, que direciona a quantia direto para elas. Para quem optar pela divulgação da campanha nas redes sociais e em espaços de convivência, por exemplo, a plataforma permite o compartilhamento de materiais em formato digital, além de opções para downloads de folhetos e cartazes. Por último, o site possibilita o cadastro de interessados em atuar como voluntários, auxiliando a pessoa na busca pelo trabalho social junto às entidades.   

Como entidades e empresas podem participar?  

Empresas, grupos de comunicação e publicidade e organizações da sociedade civil que queiram fazer parte do Pacto pelos 15% com Fome devem escrever para:contato@15por15.org.  

Sobre a Ação da Cidadania 

A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde a sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Em 2021, a Ação da Cidadania iniciou as campanhas Brasil Sem Fome, que arrecadou 20 mil toneladas de alimentos somente no primeiro ano, e a SOS Enchentes Brasil, que leva donativos e eletrodomésticos para estados afetados por catástrofes. Em 2022, a ONG lançou o Pacto pelos 15% com Fome, uma convocação à sociedade civil, empresas e agências de mídia na luta contra a insegurança alimentar grave, que hoje atinge 33,1 milhões de pessoas, ou seja, 15% da população brasileira. 

Sobre o Grupo Dreamers      

O Grupo Dreamers é composto pela Artplan, 9a agência do mercado, reconhecida por comunicação integrada; Rock in Rio, plataforma de música e entretenimento; Aceleraí, plataforma de comunicação compartilhada voltada à cauda longa de anunciantes e trade com estratégia de sell-in e sell-out; A-Lab, laboratório de conteúdo e redes sociais; NOW, real time management, que usa a inteligência de dados para  impulsionar conversas organicamente; 1.2.3.5.8, sistema de marketing de valor compartilhado, que desenvolve projetos para KPI’s de negócio com impactos sociais para marcas; Convert, unidade de Digital Business e Performance com soluções bem além do lead, unindo dados, negócio e tecnologia; Next, agência de comunicação focada em anunciantes de médio porte com processos e soluções ágeis; V4 Company, franqueadora de performance granular na cauda longa de varejos regionais; Dream Factory, live marketing e eventos proprietários; Pullse, agência especializada em varejo; Easy Live, provedor de entretenimento e experiências para o mercado de fidelidade; Game XP, evento e projetos gamer; Musicalize, plataforma focada em melhorar experiência dos consumidores e das marcas em shows; Dreamers Village, aceleradora e incubadora de startups; Andara, cujo propósito é o de convocar as empresas a impulsionarem impacto cultural por meio de suas agendas de ESG; e SOMA, Central de Serviços Compartilhados, processos administrativos, financeiros, jurídicos e gestão de pessoas. 

Approach Com,.


Compartilhar