“Partiu Trabalho!” usa práticas de teatro para ajudar jovens de Bragança Paulista a entrarem no mercado de trabalho

29 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Nas oficinas gratuitas de teatro, estudantes da Escola Estadual Professor Paulo Silva irão vivenciar a realidade da busca pelo primeiro emprego e aprenderão a lidar com situações presentes nessa etapa da vida. 

De 05 a 19 de setembro de 2022, o projeto “Partiu Trabalho!” estará em Bragança Paulista para a realização de 10 oficinas gratuitas de artes cênicas para estudantes da Escola Estadual Professor Paulo Silva. O objetivo é oferecer capacitação e ajuda no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, colaborando com a inserção desses jovens no mercado de trabalho. 

Unindo técnicas artísticas e pedagógicas, as oficinas vão abordar temas como comunicação, expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. 

Durante as oficinas, os participantes poderão desenvolver suas habilidades, possibilitando que expressem suas ideias com clareza, para serem compreendidos de forma eficaz, exercitem a abertura em conversar com pessoas de diferentes perfis, saibam argumentar e fazer escolhas, lidar com imprevistos e até organizar o seu próprio ambiente de trabalho. 

“A partir de técnicas e cenas teatrais, esses estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho, irão vivenciar de forma prática a experiência de uma entrevista de emprego, ou agir como se estivessem ingressando em um novo trabalho ou precisando resolver algum conflito. O projeto busca inspirar esses jovens a usar as habilidades que têm para resolver problemas inerentes ao cotidiano de um dia de trabalho, criar laços afetivos e ascender profissionalmente”, comenta Iberê da Odin Films. 

O projeto também promove atividades com testes vocacionais, que inspiram cada estudante a se autoconhecer para descobrir sua verdadeira vocação.  

E no dia 21 de setembro (quarta-feira), às 10h, haverá uma apresentação teatral, aberta a toda escola e à comunidade, na qual os jovens aplicarão as técnicas e todo aprendizado das oficinas. No mesmo dia, acontece uma palestra com o tema “Artes cênicas e sua importância na cultura”.

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela TE Connectivity, empresa patrocinadora que é comprometida com ações que promovam transformações sociais, por isso apoia projetos como esse, que incentiva a inserção de jovens no mercado de trabalho, que proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança, responsabilidade profissional e pessoal.  

“Na TE, operamos com os mais altos padrões de ética e sustentabilidade. Assumimos nossa responsabilidade com os clientes e comunidades que atendemos, bem como com o futuro do nosso planeta”, comenta a empresa. 

O projeto “Partiu Trabalho” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Sancell e apoio da Komedi Projetos

Sobre a TE Connectivity: TE CONNECTIVITY [www.te.com] é uma empresa líder global em tecnologia industrial, com aproximadamente 80.000 funcionários, incluindo mais de 7.500 profissionais da engenharia, trabalhando ao lado de clientes em aproximadamente 140 países. A empresa oferece uma ampla gama de soluções de conectividade e sensores, comprovadas e testadas nos ambientes mais adversos, que permitem avanços no transporte, aplicações industriais, tecnologia médica, energia, comunicação de dados e em casa. TE CONNECTIVITY, construindo um futuro seguro, sustentável, produtivo e conectado.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa TE Connectivity.

SERVIÇO: Projeto “Partiu Trabalho!” em Bragança Paulista

Oficinas de Artes Cênicas: 05 a 19 de setembro de 2022 – Horário: 11:05 às 12h35

Apresentação teatral: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira) – Horário: 10h00

Onde: Escola Estadual Professor Paulo Silva – Endereço: Praça Nove de Julho, 28, Bragança Paulista CEP: 12900-280

Por Luciana Gandelini


Compartilhar