Pele Ressecada: 5 Cuidados para quem tem a pele seca

8 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: Opas/Google

A pele ressecada é o pesadelo de muita gente, não é mesmo? Afinal de contas, é a porta de entrada para vários problemas. Em outras palavras, a perda da hidratação, e por conseguinte, da proteção, faz a pele ficar mais exposta. Sendo assim mais sujeita a acnes, marcas, foliculites, entre outros fatores.

Por isso, os cuidados para quem tem a pele seca devem ser levados à risca, ok? Desde tarefas mais simples do dia a dia, como usar a temperatura certa da água, até ações de maior disciplina. Como o tratamento para queratose pilar, por exemplo.

Além do mais, vale ressaltar que ao tratar da pele seca da forma correta, ocorre a renovação celular. Ou seja, as camadas de células mortas que bloqueiam os poros são removidas. Garantindo que, desse modo, a proteção natural da pele seja reposta. Com isso, fica mais saudável e mais bonita. E a autoestima lá em cima, viu?

Sem dúvida, os tratamentos servem tanto para melhorar o aspecto quanto para prevenir os danos. Mas, para isso acontecer, é necessário manter uma boa rotina.

E então, quer saber como fazer isso dar certo? Veja as principais dicas sobre Pele ressecada: 5 cuidados para quem tem a pele seca.

Como saber se a pele está ressecada?

A princípio, existem alguns sinais que ajudam a detectar o problema. Como por exemplo, você sabia que pele seca coça muito? Pois é, a produção deficiente de sebo, através das glândulas sebáceas, dificulta a retenção de água nas camadas da pele. Desse jeito, a hidratação natural não acontece.

Por outro lado, isso pode ser notado por causa de alguns sintomas, como:

  • ardência na pele;
  • coceira frequente;
  • vermelhidão;
  • pouco brilho;
  • descamação;
  • áreas esbranquiçadas;
  • irritabilidade;
  • acnes;
  • feridas, etc.

No entanto, os cuidados para pele ressecada são ótimos aliados para melhorar a pele. Pensando nisso, listamos aqui 5 cuidados para tratar a pele ressecada. Saiba o que fazer!

  1. Faça uma hidratação diária

A hidratação diária deve fazer parte da vida de todas as pessoas. Independente do tipo de pele. Então, como introduzir a hidratação da pele no dia a dia?

Para começar, vale a pena investir em produtos com nutrientes específicos. Assim como loções hidratantes com extratos naturais, óleos essenciais, ácido hialurônico etc. Além do mais, o uso de cremes com vitamina C auxilia no rejuvenescimento da pele, renova o brilho e tem ação antioxidante. Ajuda no combate às rugas, acnes e pele ressecada. 

Ademais, é uma tarefa bem fácil de fazer, e não toma muito tempo!  

  1. Evite banhos quentes

Talvez você não saiba, mas o banho quente danifica sua pele, viu? Isso ocorre porque a alta temperatura da água elimina a oleosidade natural. Vale ressaltar que essa mesma oleosidade natural compõe a camada protetora da pele. Com isso, quando é removida no banho quente, a pele resseca, fica irritada e mais exposta.

Por isso, evite banhos quentes! Tome banho com água morna ou fria, mas nunca quente demais, combinado?

  1. Retire a maquiagem

Um dos erros mais comuns de quem tem a pele seca é não remover a maquiagem. Essa escolha pode custar caro! Afinal de contas, quando não é retirada, a maquiagem faz a pele armazenar impurezas. Uma vez que os poros se acumulam e obstruem a passagem de ar.

Dessa forma, uma das melhores maneiras de evitar cravos, espinhas e ressecamento é usando bons demaquilantes. Portanto, use-os e retire a maquiagem no momento certo!

  1. Use um bom sabonete

Inegavelmente, existem várias marcas de sabonete vendidas em lojas e farmácias. Porém, apenas algumas oferecem sabonetes apropriados para pele seca. 

Vale destacar que nem todo sabonete com pH neutro é indicado para pele ressecada, ok? Pois muitos deles removem toda a camada de gordura na superfície da pele. E é justamente essa camada que oferece a proteção e a hidratação que a derme necessita. Sendo assim, a pele fica completamente ressecada. 

A fim de evitar isso, use um bom sabonete. De preferência, aqueles com substâncias hidratantes. Ou até mesmo o sabonete líquido, perfeito para evitar que a camada protetora seja retirada.

  1. Esfolie a pele

A esfoliação para pele ressecada é fundamental. Contudo, deve ser feita de forma suave, e com certa frequência. Isto é, ao menos duas vezes por semana. 

O tratamento serve para eliminar as células mortas que ficam aderidas. Com isso, a partir de uma limpeza mais profunda na pele, elas são removidas. Isso também aumenta o frescor, a luminosidade e a maciez. Portanto, invista em bons cremes esfoliantes. Capriche nos cuidados com a esfoliação durante o banho. E fuja de cremes com teor abrasivo!

Pronto! Agora, é hora de colocar os cuidados em prática! Cuide-se diariamente. Principalmente para hidratar a pele ressecada. Além disso, use protetor solar para potencializar a proteção.

Priscila de Almeida


Compartilhar