Polícia Federal resgata 61 animais em cativeiro clandestino

Polícia Federal resgata 61 animais em cativeiro clandestino

21 de dezembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Foi encontrada no local estufa voltada para a reprodução e venda ilegal dos animais, além de duas armas de fogo sem registro

Niterói/RJ – Na data de hoje, 21/12, a Polícia Federal realizou uma operação conjunta com agentes do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) para cumprir mandado judicial de busca e apreensão de animais silvestres em uma residência na Região Oceânica de Niterói/RJ.

No local, policiais federais e agentes do PESET identificaram 61 animais em cativeiro clandestino, sendo 60 da espécie jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) e um espécime de tartaruga tigre d’água (Trachemys dorbigni). Também foi encontrada uma estufa voltada para a reprodução dos animais, onde eles chocam seus ovos, com o objetivo de posterior venda clandestina. Além disso, foram encontradas duas pistolas sem registro no órgão de controle competente.

A mulher responsável pela guarda e venda clandestina dos animais, que também estava na posse das armas localizadas, foi presa em flagrante por crime ambiental e posse irregular de arma de fogo. Ela foi conduzida até a Delegacia de Polícia Federal em Niterói e posteriormente liberada após o pagamento de fiança.

O veterinário da equipe do PESET avaliou que o local não reunia as condições mínimas para a manutenção adequada daquela quantidade de animais em cativeiro. Os espécimes foram apreendidos pelo INEA e levados ao CETAS/IBAMA, em Seropédica/RJ, para a realização de exames.

Polícia Federal


Compartilhar