Projeto para mercado de carbono no Pantanal tem potencial para abranger toda a área do Pantanal sul matogrossense, afirma especialista

Projeto para mercado de carbono no Pantanal tem potencial para abranger toda a área do Pantanal sul matogrossense, afirma especialista

26 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento vai sanar dúvidas de pantaneiros na próxima quarta-feira (30), na capitalOs projetos de REDD+ já são uma realidade no bioma pantaneiro.

As ações que buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, provenientes de desmatamento e degradação florestal e assim aumentar os estoques de carbono através do manejo sustentável dos ecossistemas, acontecem em propriedades rurais que se uniram à Biofílica Ambipar, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de projetos de carbono como ferramenta para promover a conservação do meio ambiente. 

“Nossa ideia é mostrar ao produtor que ele pode certificar sua propriedade e implementar o projeto de carbono voltado ao mercado voluntário em harmonia com a sua atividade econômica principal. Cabe destacar que para participar, são necessárias áreas de vegetação nativa, florestais e não florestais, que estejam sob risco de desmatamento”, pontua o CEO, Plínio Ribeiro, que trará detalhes sobre o potencial do Pantanal, na próxima quarta-feira (30), a partir das 9h, no auditório do Sistema Famasul.

Os projetos da Biofílica Ambipar reduzem mais de 3,5MM de tCO2eq por ano. Para o Instituto Taquari Vivo, um dos apoiadores do evento e que realiza projetos de recuperação da bacia do Rio Taquari, a iniciativa ajuda o produtor rural a entender mais sobre o mercado e como ele pode se inserir nesse novo contexto rural, preservando e complementando a renda.

“É uma oportunidade de o produtor entender se há possibilidade e como funciona a certificação para o mercado de carbono, é o futuro que já bate à porta, destacando inclusive que os pantaneiros precisam, cada vez mais, serem valorizados por conservarem os recursos ambientais”, ressalta o diretor executivo do ITV, Renato Roscoe.

Serviço:O evento acontece na próxima quarta-feira (30), a partir das 9 horas da manhã, no auditório do Sistema Famasul, em Campo Grande – MS. 
Assessoria de imprensa / Agro Agência AssessoriaMayara MartinsTel: +55 (67) 9 8405-4452Email: mayara@agroa.com.br

Compartilhar