Projeto Urbegrafia promove Instameets pelo Centro do Rio

25 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Serão realizados dois encontros de usuários do Instagram para percorrer e fotografar ruas e construções históricas da capital carioca

No último fim de semana de agosto e no segundo de setembro, a Núcleo da Ideia e o RIOetc, responsáveis pelo projeto “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, que celebra a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas, convida usuários do Instagram a participarem de uma ação para lá de especial. São os Instameets, palavra usada para definir os encontros realizados entre usuários da rede social com o objetivo de produzir fotos e vídeos. 

O projeto “Urbegrafia” tem como premissa a construção coletiva de um mosaico virtual da cidade, e os Instameets possibilitarão aos participantes conhecer um pouco mais do Centro da capital carioca e registrar belos cliques. Os encontros acontecem em dois domingos, nos dias 28/08 e 11/09, a partir das 10h, e a inscrição é gratuita, devendo ser realizada através do site www.sympla.com.br/evento/urbegrafia-1-instameet/1669825. Os roteiros foram elaborados pelo guia de turismo Rafael Bokor.

“Nossa ideia é resgatar algo que era muito comum nos primórdios do Instagram, os encontros reais. Associamos a isso uma verdadeira aula que será dada pelo Rafael Bokor, um especialista na arquitetura carioca. Assim, além da social que o carioca tanto adora, também traremos informação e cultura aos participantes, ampliando o legado do projeto Urbegrafia”, ressalta Tiago Petrik, idealizador e curador geral do projeto.

O primeiro Instameet será o “Tour Ecos da Colônia”, no qual os instagrammers seguirão pelo Arco do Teles e construções da Travessa do Comércio, Chafariz do Mestre Valentim, Monumento da Praça XV, Edifício Cardoso, Paço Imperial, Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Igreja de Santa Cruz dos Militares, Casa França-Brasil e Igreja de Nossa Senhora da Candelária. O ponto de encontro será na Praça XV, em frente ao Arco do Teles.

Já o segundo Instameet, o “Tour Cidade Republicana”, tem como roteiro o Edifício Amadeus Mozart, Edifício Natal, Palácio Pedro Ernesto, Edifício Vaz, Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal, Obelisco Abertura da Avenida Central, Edifício Standart, Terreno do extinto Palácio Monroe, Estátua de Gandhi, Teatro Riachuelo, Edifício Mesbla, Edifício Serrador, Passeio Público e Edifício Odeon. O ponto de encontro será em frente ao Amarelinho da Cinelândia, na Praça Floriano, 55.

A “Urbegrafia” objetiva a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, o projeto vai até dezembro e será finalizado com a edição de um livro, em janeiro de 2023. Em uma construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade – as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico. Em cerca de 50 dias, mais de 13.550 fotos já foram postadas na rede, uma média de 271 imagens tagueadas por dia.

O Instagram é a praça onde essa interação está acontecendo. Os 20 temas estão sendo apresentados no aplicativo, através de fotos. Até o momento, sete temas estão ativos – Rio-Mar, Viver a céu aberto, A cidade verde, A rua, Tamo junto, Galeria urbana e Patrimônio imaterial. Para ficar por dentro das próximas missões, basta entrar no Instagram do projeto (@urbegrafia) para saber o tema, postar uma foto nova ou antiga, e taguear a hashtag solicitada.

Qualquer pessoa conectada à plataforma pode participar, utilizando as tags específicas para cada tema. Semanalmente, um novo assunto é abordado, e uma equipe de curadores faz a seleção de dez imagens. Ao fim do processo, teremos 200 imagens reunidas no livro, que potencialmente terá até 200 autores.

Os curadores convidados para selecionar as imagens do projeto são Rafael Bokor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona, Raphael Vidal (oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto, Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol) e Rocinha Sob Lentes (@rocinhasoblentes_oficial).

A “Urbegrafia” conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Ancar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Por Rosana Rios


Compartilhar