Promebo agiliza seleção na raça Devon

31 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) da Associação de Criadores Herd-Book Collares (ANC) é uma ferramenta essencial para garantir uma seleção mais eficaz dos rebanhos. As formas de uso do programa foram detalhadas em palestra realizada na manhã desta terça-feira (30/08) na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) durante a 45ª Expointer, em Esteio (RS). O evento contou com a presença de criadores de Devon e da presidente da ABCDB, Simone Bianchini. A palestra foi ministrada pela superintendente de registros da ANC e coordenadora do Promebo, Silvia Freitas, e o também coordenador do programa de melhoramento genético, Laerte Rochel. 

Segundo Silvia, os criadores podem valer-se do programa para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos seus rebanhos. “A ANC e o Promebo trabalham pelo registro e melhoramento das raças, oferecendo informações não apenas para os selecionadores de Devon, mas também para os usuários que precisam de orientação para escolher a genética certa para sua produção”, frisou.

Rochel salientou também a abrangência do programa, que atua por meio de avaliadores técnicos por todo o Brasil. Porém, o trabalho não acaba com a avaliação. Silvia ainda pontua que “de nada adianta o criador fazer o Promebo, receber os dados e não aplicá-los na criação. Além disso, para um melhor resultado, vocês devem considerar também o que observam nos animais, como o fenótipo e a forma como eles se comportam. Nem tudo se encontra apenas no relatório genético”.

O coordenador do Promebo explicou que seleção é um processo lento, mas que, no médio prazo, garante maior lucratividade. Para isso, o criador deve ter em mente quais são os seus objetivos com o rebanho. “A reprodução de animais geneticamente superiores é um avanço muito grande que ocorre na propriedade. Vale muito a pena investir pela genética ao invés de apenas pelo fenótipo”, afirma. Rochel também enfatizou a importância de o criador, ao buscar o melhoramento genético, avaliar tanto os touros quanto as vacas. “A produção é constituída de 50% do touro e 50% da vaca. Se o criador buscar o melhor touro disponível, mas escolher uma vaca não muito boa, pode ter resultados decepcionantes. Então, entenda a sua finalidade e selecione os melhores para aumentar os seus lucros”, enfatizou.

Foto: Pedro Hameister

Jardine Agência Com,.


Compartilhar