Promebo ganha força na seleção de bovinos em SC

17 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Crédito das fotos: Leticia Szczesny

O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) vem ganhando força em Santa Catarina. O município de Lages (SC), por exemplo, registrou, nos últimos cinco anos, expansão de 45% no número de reprodutores avaliados.

Detentora de 28% das avaliações de todo o Estado, a cidade foi palco da segunda edição do Meet da Carne, projeto itinerante promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) na sexta-feira (14/10).

“Isso nos mostra que os criadores estão investindo cada vez mais em seleção, em animais com informações que irão lhes assegurar resultados positivos em suas propriedades”, ressaltou a superintendente de registros da entidade, Silvia Freitas.

O evento ocorreu no Parque Conta Dinheiro, durante a Expolages, e recebeu cerca de 90 pessoas em um bate-papo sobre melhoramento genético.

Coordenador do Promebo, Laerte Rochel, reforçou os ganhos ao pecuarista que utiliza dados do programa como ferramenta de seleção, fazendo um comparativo entre dois touros, um com DEP de Ganho de Peso do Nascimento à Desmama (GND) de 7,28 e outro com DEP de 1,18.

Ao final de três anos, a diferença de lucratividade seria de R$ 7.466,50.

“Investindo no touro com DEP superior, o pecuarista garantiria não somente um animal apto para desempenhar características que agreguem à sua propriedade, mas resultados financeiros positivos”, ponderou.

Ele detalhou como, na prática, o criador que está buscando adquirir reprodutores ou sêmen pode consultar o Origen para coleta de dados, que são atualizados semanalmente.

Silvia ressaltou, ainda, a necessidade de se considerar não somente as informações dos machos, mas também das fêmeas na hora da escolha.

“É preciso ter também uma boa mãe, com boa produção de leite e apta a cuidar bem da cria”. Ela também reafirmou a importância de se levar em conta o percentil dos animais a fim de facilitar a escolha.

O encontro integrou criadores de diferentes raças, representantes de associações e, ainda, o presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona. Os participantes puderam degustar cortes preparados na parrilla e chopp.

O evento foi embalado pelo grupo da região Trança de Cordas. “Para nós, é gratificante estarmos aqui em Lages trazendo informação para que o pecuarista possa colocar em prática o melhoramento genético em seu rebanho”, disse o presidente da ANC, Joaquin Villegas.

O Meet da Carne contou com apoio dos programas de carne das raças Angus, Devon, Charolês e Hereford.

Crédito: Leticia Szczesny

AIorK4xyfUCWXpROXk6jZ_O-7v0RWci_x5ewq1GPet_DIWzCnDMJ6we3jUakymR-18y6mIYP9OsifTg

Rua dos Andradas, 1464/113 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
reportagem@jardinecomunicacao.com.br51 3224.0104 | 3086.0105 | 999.111.342
Jornalistas responsáveis:
Carolina Jardine, Grasiela Duarte, Kimberly Winheski e Leticia Szczesny


Compartilhar