Propósito e paixão por ensinar motiva educadores a se dedicarem à carreira, divulga pesquisa inédita da OPEE Educação

17 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
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De acordo com o estudo, cerca de 60% não considera mudar de área, mesmo em contexto de adversidades; ensino socioemocional e parceria com as famílias lideram o que os educadores consideram fundamental para uma escola ideal

Otimismo e propósito são palavras associadas aos depoimentos de professores e gestores brasileiros ao serem questionados pelo Estudo OPEE 2022 – Educadores Brasileiros, que contou com 1505 respondentes da área pública e privada de todas as regiões do país. O projeto, realizado em setembro deste ano, foi desenvolvido pela OPEE Educação e executado pela Mercare Educação, e teve como objetivo diagnosticar o cenário pedagógico e escolar brasileiro nos últimos 12 meses. Apesar das mais distintas adversidades, como a pandemia da Covid-19, a pesquisa identificou um horizonte promissor a partir do índice de motivação de 7,7 (em uma escala de 1 a 10) apontado pelos educadores sobre atuarem no setor.

Enraizados

De acordo com o levantamento, 59,67% dos respondentes não consideram, no momento da pesquisa, mudar de área, contra 6,11% que pensam diariamente nessa alteração de rota – um contraponto expressivo de quase dez vezes de avanço de um indicador sobre outro. “A pesquisa mostrou que a profissão do educador é movida por paixão. Estudos revelam que o propósito é o ápice da humanidade. Por exemplo, um professor que tem um propósito de fazer uma transformação social não fica se perguntando por que os alunos não aprendem melhor. Ele ou ela cria perguntas inteligentes, eficazes, focadas em soluções e caminhos para fazer a diferença e transformar este contexto”, destaca Leo Fraiman, autor da metodologia OPEE, ao explicar tais índices de satisfação.

Dentro desse recorte, o fato de a maior parte de respondentes ser formada por profissionais de sala de aula (22.99% são professores especialistas e 27.51% são professores polivalentes) confere uma base empírica ao estudo, isto é, a maioria conhece o dia a dia escolar. De um modo geral, o estudo ouviu educadores que estão ligados a competências de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e jovens.

Poder familiar e aprendizagem socioemocional para a Escola Ideal

Identificar as características de uma escola ideal pode trazer diversos questionamentos, inclusive de familiares ao buscarem uma instituição de ensino para os filhos. Para os educadores, a aprendizagem socioemocional e a parceria com as famílias (presente em 61,2% e 57,48% das respostas respectivamente) lideram o ranking de atributos para uma escola ideal.

“Estudei profundamente o impacto da aliança entre a família e a escola enquanto seus efeitos no andamento e no rendimento escolar. O andamento escolar diz respeito ao engajamento, disciplina, envolvimento, atenção e presença em sala de aula, enquanto o rendimento refere-se às notas e àquilo que o aluno aprende de fato. Esse par de fatores está totalmente conectado ao encontro entre família e instituição de ensino, para que o educando receba uma boa dose de confiança, orientação, motivação e direção para o seu pleno desenvolvimento”, acrescenta Leo.

Para Fraiman, essa concepção vai além. “Os seres humanos constroem e transformam a si mesmos lapidando sua existência por meio do exercício das competências socioemocionais. Vale lembrar que essas qualidades são acionadas de maneira muito mais contundente, consistente e consequente quando nos conectamos com o propósito”, ressalta o autor da metodologia OPEE.

Precisão e objetividade

A mensuração de dados e a apresentação de análises ao público são dois fatores de grande relevância da pesquisa da OPEE Educação, uma vez que o Brasil ainda carece de estudos específicos (quantitativos e qualitativos) sobre a área de educação como um todo. Essa falta de um pensamento orientado por dados faz com que as tomadas de decisões sejam carentes de um olhar cirúrgico, podendo ter uma eficácia vulnerável.

“A educação no passado já foi o território da tia, da amiga, do ambiente que era uma segunda casa. Aos poucos, estamos vendo aflorar uma consciência de um ambiente que precisa ser cada vez mais profissionalizado, ter metas, evidências, dados empíricos que nos mostrem o caminho a seguir. Não vejo nenhuma diferença entre uma empresa ou instituição e uma escola no sentido de que é preciso ter clareza de missão, visão, valores, apresentando dados objetivos”, destaca Fraiman. O escritor e psicoterapeuta salienta a importância para que haja uma distribuição inteligente de papéis, juntamente com uma delegação responsável e um acompanhamento sistemático dos resultados.

Pesquisa: dados objetivos

O Estudo OPEE 2022 – Educadores Brasileiros foi conduzido com 1505 profissionais de educação atuantes nas áreas pública e privada, com idade entre 24 e 65 anos, das cinco regiões do país. A maioria é do gênero feminino (87,57%), ante 12,29% de homens e 0,13% sem identificação. Além da liderança de educadores (22.99% são professores especialistas e 27.51% são professores polivalente), há uma predominância também de diretores (12,03%) e coordenadores (17,21%) entre aqueles que responderam ao questionário.

Os profissionais que participaram atuam, majoritariamente, em escolas com até 300 alunos (36,61% deles) e em instituições com 301 a 700 estudantes (34,09%) – sendo que uma considerável parcela vem do Ensino Fundamental, seguida por Educação Infantil, Ensino Médio e Superior. Dentro desse recorte, 50,90% trabalham com os livros da Coleção da Metodologia OPEE – Projeto de Vida e Atitude Empreendedora.  

Sobre a OPEE Educação – A OPEE Educação trabalha com projetos educacionais que abrangem toda a Educação Básica, Organizações Não-Governamentais e ambientes corporativos. O foco principal da instituição é contribuir para a construção de projetos de vida sustentáveis e colaborativos e da atitude empreendedora por meio de três linhas de atuação: Metodologia OPEE, formada por coleções de livros que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio; Educa OPEE, com foco em cursos EAD para democratizar o processo de aprendizagem; e Escola Para Pais, com conteúdos digitais que visam orientar e trazer reflexões para as famílias no que se refere à educação de crianças e adolescentes. 

Mira Com,.


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