Proptechs entram na mira das incorporadoras na busca por mais rentabilidade e velocidade de vendas

8 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Referência na locação de apartamentos em São Paulo, Yuca cresceu cinco vezes no último ano e mira parceria com incorporadoras

Os últimos dois anos foram um período de grande expansão para o setor imobiliário. Juros baixos incentivaram a procura de compras de imóveis. Agora em 2022, a taxa Selic alcançou o patamar de 13,25%, trazendo preocupação para o mercado. Segundo dados da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o número de quebra de contrato de compra de imóveis de médio e alto padrão aumentou cerca de 33% neste primeiro trimestre do ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

De acordo com Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI) divulgada no fim de maio de 2022, a cidade de São Paulo finalizou o mês de março com 63.450 unidades disponíveis para venda, resultando um total de 51,7% superior ao volume do mesmo período em 2021.

Em virtude dessa alta demanda, as incorporadoras têm buscado alternativas e parcerias para conseguir diminuir a vacância desses imóveis e também o custo que há com eles.

“Ao mesmo tempo em que as incorporadoras não conseguem vender todas as unidades de novos empreendimentos no tempo esperado, o mercado de locação residencial está em um cenário favorável, com bons retornos sobre o investimento. Observando a situação econômica atual e com conversas no mercado, percebemos que a maior dor dos incorporadores no momento é aumentar a quantidade e a rapidez com que eles vendem as unidades”, afirma Rafael Steinbruch, Head de Real Estate e CO founder da Yuca.

Entre as estratégias da Yuca, plataforma de locação de apartamentos com serviços integrados referência no segmento para todos os públicos em São Paulo, para atender a demanda desse público B2B estão dois novos modelos: aceleração de vendas e rentabilização de estoque. 

A aceleração de vendas permite que as incorporadoras ofereçam uma solução mais completa de investimento ao seu público de proprietários investidores, agregando ainda mais valor às unidades, e usando do serviço de gestão da Yuca como um chamariz para este público. Além disso, a startup também se torna parceira de marketing na divulgação e comunicação dessas unidades, gerando mais resultados de vendas em menos tempo.

A rentabilização de estoque, por outro lado, mira diretamente na locação das unidades. A proptech solucionará, para as incorporadoras parceiras, o problema do custo de carrego do estoque parado. Mais do que isso, cria para essas empresas uma nova fonte de receita (o aluguel), sem que elas precisem estruturar uma área interna para gerenciar a operação. 

Atualmente, a Yuca possui parcerias com mais de 10 incorporadoras, dedicadas a mais de 15 empreendimentos. Já são mais de 200 unidades sob gestão da proptech resultantes dessas novas modalidades de parceria. “Estamos descobrindo muitas sinergias com essas incorporadoras, e por isso temos a expectativa de fechar pelo menos mais 800 unidades por meio desses canais ainda esse ano”, conclui Rafael. 

Em 2021, a proptech captou mais de R$100 milhões de investidores imobiliários e fundos tradicionais, e viu seu faturamento aumentar em cinco vezes, crescimento que espera repetir em 2022.

Sobre a Yuca – A Yuca é a proptech referência em experiências descomplicadas de moradia como serviço, ideal para quem deseja morar em São Paulo ou mesmo investir no segmento residencial para renda sem dor de cabeça. Com o propósito de revolucionar a vida de quem mora na cidade, a Yuca está presente de ponta a ponta no processo de locação: fazendo curadoria dos investimentos em real estate, reforma com arquitetos e engenheiros especializados em gentileza urbana, precificação inteligente, ciência de dados que agilizam a ocupação das unidades e um atendimento humanizado no suporte aos inquilinos. Já são mais de 900 unidades sob gestão para aluguel residencial para estadias a partir de 3 meses, que variam entre apartamentos, stúdios e colivings (apartamentos para compartilhar) nos principais bairros da capital. Além disso, o aluguel é fechado diretamente pela plataforma online da Yuca, sem fiador, e com contratos flexíveis. Desde a sua fundação, a empresa já captou mais de R$200 milhões através de aportes de fundos de Venture Capital e de retornos do seu Fundo de Investimento Imobiliário, YUFI11 – um dos primeiros no Brasil voltado para renda residencial. Agora, está expandindo sua atuação para o retrofit de prédios inteiros compostos por apartamentos individuais. O fundo já fez uma segunda captação focada nesse propósito, que reforça o objetivo da Yuca em tornar as cidades mais inclusivas oferecendo facilidade a moradores, investidores e proprietários.

Por Luana Gasparotto


Compartilhar