Recalada e Tradição levam grandes prêmios Angus rústicos

31 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Em manhã de sol e arquibancadas lotadas na retomada a pleno da Expointer, a Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS), e a Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS) levaram os grandes campeonatos de rústicos da raça Angus da exposição. O julgamento, conduzido pelo jurado argentino Johnny Gutierrez, foi realizado nesta terça-feira (30/8) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). “Estou muito contente em voltar a Esteio. Tivemos aqui um evento distinto, com julgamento de rústicos, onde vejo todos criadores com animais de muito bom nível”, avalia Gutierrez. 

A Cabanha Recalada, de Fábio Langlois Ruivo, destacou-se em pista ao vencer as maiores premiações da manhã nos exemplares PO, tanto nos machos, quanto nas fêmeas. O título de trio grande campeão nos ventres PO ficou com o lote 11 (337, TE45 e 302). A propriedade fez dobradinha, levando ainda o mérito de trio reservado de grande campeão com o lote 12 (326, 321 e 322). O reconhecimento de terceiro melhor trio foi para a Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS), com o lote 10 (TE164, TE156 e TE140). A melhor fêmea PO foi a novilha maior Recalada 302 Renown 1800, pertencente ao lote 11, da Cabanha Recalada. 

A propriedade de Capão do Leão ainda venceu nos machos PO. O trio grande campeão da Expointer 2022 é o do lote 21 (329, 310 e 303). O título de trio reservado de grande campeão também ficou com a Recalada, com o lote 20 (363, TE46 e TE49). O reconhecimento de terceiro melhor trio foi arrematado pela Fazenda Angus da Limeira, de Gisele Remlinger Fernandes, de Pinhão (PR). A cabanha, que participou pela primeira vez das disputas em Esteio, levou o prêmio com o lote 17 (TE387, TE309, TE303 e TE393). O melhor macho PO da mostra foi o touro de dois anos Recalada 303 Courage TEI 2494, integrante do lote 21, da Recalada. 

Segundo o criador Fábio Langlois Ruivo, voltar à Expointer com a grande presença do público e de trios extremamente qualificados e, ainda, conquistar esses títulos, é uma grande satisfação.  “Mostra que estamos trilhando o caminho correto. Trabalhamos em cima de avaliação genética, mas sempre procurando preservar padrão racial. A gente busca selecionar animais bonitos, mas jamais trazer exemplares para pista que não tenham bons índices de avaliação genética. Tentando trazer esse equilíbrio, nós fomos extremamente felizes”. 

Nos machos PC, a Estância Tradição, da Parceria Rotta Assis, de Santa Vitória do Palmar (RS), levou o grande campeonato com os animais do lote 25 (2722, 2712, 2715 e 2711). A propriedade conquistou o prêmio de melhor macho PC da mostra com o touro de dois anos Tradição 2712. “Ganhar esse campeonato é muito importante, ainda mais junto com essa turma jovem que vem da estância. É uma forma de incentivá-los”, reforça o criador Rogério Rotta Assis. Ele acompanhou o julgamento ao lado da família, que vem fazendo um trabalho de sucessão na propriedade.

Angus na Expointer 2022

A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2022 com 161 animais inscritos (66 exemplares de argola e 75 rústicos Angus e 12 de argola e 8 rústicos da Ultrablack). A raça terá intensa programação, com julgamentos, eventos na casa no Parque de Exposições Assis Brasil, lançamentos e fórum técnico. 

A Associação fará a transmissão dos julgamentos e eventos ao vivo pelo seu canal no YouTube (www.youtube.com/user/Brasilangus). A Angus conta com a parceria permanente da Genex e da Socil e, na Expointer 2022, da Neogen e Datamars.
Foto: João Morais

Jardine Agência Com,.


Compartilhar