Rede de artigos esportivos Drastosa lança sua primeira campanha publicitária em 63 anos

17 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O conceito criativo da agência 11:21 brinca com o fato de clientes errarem o nome da rede; objetivo da ação é criar mais conexão com os consumidores

No varejo há 63 anos, a Drastosa Esportes atua hoje como rede de lojas de material esportivo e faz sua estreia no mundo publicitário em 15 de outubro com uma campanha leve e bem-humorada que brinca com a confusão que os consumidores fazem com o nome da rede de lojas de artigos esportivos. A missão de criar a campanha ficou com a agência 11:21, responsável pela criação do conceito “O nome certo em marcas esportivas”.

A ideia da campanha partiu do fato curioso de que muitos consumidores confundem o nome Drastosa e chamam de Dastrosa. A solução foi transformar o que seria uma desvantagem em gancho para a campanha. Gustavo Bastos, CEO e CCO da 11:21, destaca a origem do conceito: “nada melhor e mais verdadeiro do que uma campanha que nasceu nas ruas e nas redes e que a gente apenas trouxe para dentro da comunicação”.

Com 4 filmes e peças como banners, cartazes, mobiles, adesivos – a campanha vai invadir o e-commerce e as 5 lojas físicas da marca em São Paulo. Sempre brincando com a confusão em torno do nome, as peças reforçam que não importa chamar de Drastosa ou Dastrosa, o que vale é escolher a rede, porque este é “o nome certo em marcas esportivas”. Ou seja, a mensagem é sempre a de que não tem problema confundir, “a marca não fica chateada, só fica chateada mesmo se você comprar em outro lugar”. 

A veiculação dos filmes acontece majoritariamente na mídia digital, com mais de 20 canais do Youtube focando no universo esportivo, ação com 10 influenciadores que tem fit com a marca, e em portais de notícias como G1, IOL, IG, além de mídia programática, posts e anúncios nas redes sociais, incluindo Twitter, já que é lá que as pessoas erram mais.

O objetivo da ação é aproximar a marca dos consumidores, além de torná-la mais conhecida e lembrada por quem já a conhece devido sua longa tradição no mundo esportivo. “A pandemia fez com que as pessoas se voltem cada dia mais aos esportes, exercícios e treinos e este é um mercado que ainda vai crescer muito. Vimos este como o melhor momento para investir em comunicação e nos aproximarmos ainda mais dos clientes”, comenta Ronald Radomysler, Diretor da Drastosa. 

A campanha estreia em 15 de outubro e fica no ar até março de 2023 com o objetivo de aproveitar a Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal. “Para apoiar a companha, vamos lançar promoções e preços especiais, incluindo a estratégia de compra pelo site e retirada nas lojas, com preço melhor”, reforça Ronald Radomysler. Com 4 lojas multimarcas e um outlet em São Paulo, a Drastosa distribui com exclusividade no Brasil os produtos da Columbia e revende as principais marcas esportivas internacionais como Nike, Adidas, Mizuno, Puma, Crocs e Asics. O grande diferencial da Drastosa é a curadoria de produtos: as lojas e o e-commerce reúnem uma seleção dos produtos com melhor custo-benefício das marcas, facilitando a escolha pelos consumidores.

Para finalizar, Gustavo Bastos defende o conceito apoiado no argumento de grandes marcas que já se aproveitaram de defeitos para se mostrar mais próximos dos consumidores e para fazer uma comunicação única, com muito bom humor e provocando mais engajamento. “Quem não lembra quando o Burguer King no Brasil reconheceu que sua batata não é a mais famosa e fez uma campanha em que o consumidor podia pedir um Whopper acompanhado de batata do principal concorrente, o Mc Donalds? Ou da campanha ousada do BK nos Estados Unidos, que mostrava lojas da marca destruídas por incêndios como prova de que o hambúrguer é feito no fogo e não na chapa como nos concorrentes?”

Ficha Técnica

Marca: Drastosa Esportes

Agência: 11:21 São Paulo

Diretor de Criação: Gustavo Bastos

Criação: Gustavo Bastos, Dario Assis, Diego Crisostomo

Atendimento: Diego Crisostomo, Amanda Fernandes

dia: Albert Richter, Gabriel De Belli

Produtora: Catos Media House

Diretor: Lucas Striani

Diretor de fotografia: Pedro Gusman

Produtor Executivo: Bernardo Lemes

Links dos Filmes

Filme Dastrosa: https://youtu.be/c6hPPi831mA

Filme Diego Diogo: https://youtu.be/OEh-XJYZzR8

Filme Dúvida: https://youtu.be/dZiKVhEBwgY

Sobre a 11:21

Há 18 anos a 11:21 é uma agência independente, de capital nacional, que trabalha com esta filosofia, ajudando empresas de vários segmentos a crescer e superar metas através da Simplicidade Criativa. Este conceito exclusivo da 11:21 gera ideias impactantes e muito simples, com mais retorno pela verba investida. São campanhas marcantes, que falam a língua do público-alvo de um jeito que só a 11:21 sabe fazer.

A Simplicidade Criativa foi considerada uma das principais filosofias de agências de propaganda globalmente pela revista Vice de Amsterdam e o CEO e CCO Gustavo Bastos foi escolhido como uma das 100 lideranças mundiais em criatividade pelo Annual Creative Leaders 2022 da rede Creativepool, nos Estados Unidos. Gustavo já foi eleito Publicitário do Ano no Rio de Janeiro duas vezes e indicado ao Caboré de Profissional de Criação pelo Meio&Mensagem. Premiada nos principais festivais do país e também internacionais, a Simplicidade Criativa já foi reconhecida em sites especializados em vários países do mundo, como dAs Of The World, Adland, Best dAs on TV, We Love Ad, etc.

Com operações em São Paulo e no Rio de Janeiro – essa é a origem do nome 11:21  SP e Rio -tem entre os clientes Buona Pesca, marca de pescados da Frescatto Company, Cerveja Rio Carioca, cookies Cookielab, Disque Denúncia do Rio de Janeiro, Techint Engenharia, Drastosa Esportes, Rádio Tupi, jornais O dia e Meia Hora, ACT Promoção da Saúde, Unimed Federação Rio, Meimei Escola e Embelleze Europe.

Saiba mais no Instagram @onzevinteum ou no site Onzevinteum.com.br

Sobre a Drastosa

Fundada há 63 anos, a Drastosa é comandada pela segunda geração dos fundadores. Atua há mais de 40 anos na distribuição, licenciamento e fabricação de produtos de marcas esportivas internacionais: é distribuidora e importadora exclusiva da marca outdoor Columbia, com uma linha completa de calçados, confecção, equipamentos e acessórios, operadora exclusiva das marcas Puma (confecção, calçados e acessórios), Adidas (confecção), Asics (calçados) para todo o Brasil, e distribui calçados da marca Crocs para várias regiões do Brasil.

No varejo, a Drastosa atua com uma rede de 5 lojas de artigos esportivos em São Paulo e está presente no ecommerce www.drastosa.com.br.

Approach Com,.


Compartilhar