Saiba como entreter as crianças no período de férias escolares e criar boas memórias com os pequenos
Foto: Reprodução

Saiba como entreter as crianças no período de férias escolares e criar boas memórias com os pequenos

28 de dezembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Psicóloga sugere que envolver as crianças no planejamento das férias é um bom caminho

Tornar as férias escolares atrativas às crianças a fim de que elas ocupem esse tempo ocioso com qualidade pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade para criar memórias especiais e proporcionar experiências divertidas.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera – UNAES, Flávia Milanez de Farias, o ideal é misturar atividades para manter as coisas interessantes e fazer os ajustes de acordo com as preferências e idades das crianças. Para a especialista, o importante é aproveitar o tempo juntos, afinal é justamente esse ponto de qualidade que fará com que a criança crie essas memórias. 

“Incluir as crianças na elaboração dos planos para as férias é fundamental. Descubra e considere suas escolhas e áreas de interesse, e leve em conta suas opiniões ao decidir sobre as atividades e destinos. Além disso, explorar novos ambientes e culturas pode ser estimulante e resultar em lembranças singulares. Atividades como passeios de balão, acampamentos, festivais locais ou eventos especiais durante as férias podem ser boas opções para uma programação ativa e divertida”, opina.

A psicóloga reforça que, as atividades em si são a conexão emocional que esses pais ou cuidadores terão com as crianças e que é, portanto, o tempo de qualidade compartilhado que vai contribuir para essa formação das memórias especiais.

Por fim, a especialista dá algumas dicas de como entreter os pequenos durante as férias. Confira:

Atividades ao ar livre: Explore parques locais, faça piqueniques, trilhas ou simplesmente brinque ao ar livre. Esportes e jogos ao ar livre são ótimas opções para gastar energia.  

Artes e artesanato: Organize sessões de artes e artesanato em casa. Pinte, desenhe, faça esculturas com argila, crie colagens, ou experimente outras atividades criativas.  

Leitura em família: Incentive a leitura criando um ambiente de leitura acolhedor em casa. Visite bibliotecas locais para encontrar livros interessantes para todas as idades.  

Oficinas de cozinha: Envolva as crianças na cozinha. Faça receitas simples e seguras que permitam que elas participem ativamente. Isso pode ser uma experiência educativa e divertida.  

Cinema em casa: Organize sessões de cinema em casa com filmes apropriados para a idade. Prepare algumas pipocas e crie um ambiente de cinema confortável.  

Dia de Exploração: Planeje um dia de exploração em um museu local, aquário ou jardim botânico. Essas atividades são educativas e envolventes. 

Acampamento em casa: Monte uma barraca no quintal ou mesmo dentro de casa. Crie uma experiência de acampamento com histórias, lanterna e sacos de dormir.  

Atividades esportivas: Inscreva as crianças em aulas de esportes, como natação, futebol, dança, ou organize competições amigáveis em casa. Jogos de Tabuleiro e Quebra-Cabeças: Tenha noites dedicadas a jogos de tabuleiro ou quebra-cabeças. É uma maneira divertida de promover o pensamento estratégico e a interação social.

Sobre a Anhanguera         

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.

Acesse o site e o blog para mais informações.

Nicholas Montini Pereira 


Compartilhar