Sebrae/MS esteve presente na trajetória da primeira boutique especializada em arranjos florais da Capital

Sebrae/MS esteve presente na trajetória da primeira boutique especializada em arranjos florais da Capital

2 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

No Dia do Florista, celebrado em 02 de setembro, confira abaixo a história da empresária Martha Bandeira

O empreendedorismo sempre foi presente na vida de Martha Cardoso Bandeira, 36, antes mesmo das flores. Nordestina natural de Recife/PE, já mora em Campo Grande há 20 anos e, como ela mesmo fala, já se sente sul-mato-grossense de coração. E foi na Capital Morena que Martha deu início a um empreendimento que envolve uma de suas grandes paixões, as flores. Atualmente, ela é dona da loja “Martha Bandeira Flores”, a primeira boutique especializada em arranjos florais na capital. E para comemorar o Dia do Florista, celebrado em 02 de setembro, o Sebrae/MS conta abaixo a história da empresária:

Formada em administração de empresas, ela atuava com carteira assinada no mundo dos negócios e sempre empreendeu como segunda renda. A decisão de investir no seu próprio negócio surgiu quando ainda grávida de sua filha, sentiu a necessidade de ter um horário mais flexível e estar mais tempo com ela. Mergulhando em cursos, a florista sempre gostou de trabalhos manuais e já tinha feito algumas decorações para amigas e familiares, mas foi fazendo decorações de festas, que encontrou nas flores e arranjos um amor. “Durante o tempo inteiro eu fiquei mexendo com as partes dos arranjos, e das flores. A partir disso eu resolvi estudar mais a respeito, notei que em Campo Grande não tinha um local que fazia esse tipo de serviço, onde você poderia comprar arranjos e flores diferenciados”, explicou Martha. Martha é dona da loja “Martha Bandeira Flores”, que já atua no mercado há cinco anos em Campo Grande

Em 2017, quando tomou a decisão de iniciar seu negócio, a empreendedora começou a confeccionar arranjos para familiares, parentes e pessoas de sua igreja. Assim, acompanhando o crescimento das demandas, juntamente com a necessidade que as pessoas demostravam de ter um maior contato com as flores, ela abriu seu ateliê. “Hoje trabalhamos com as flores de corte e com flores para ambiente interno. Nosso foco maior é para arranjos para presentes, buquê de flores para eventos”, comenta.

E o Sebrae/MS esteve presente em sua trajetória como microempreendedora. “Eu sempre fui apaixonada pelo Sebrae/MS, uma instituição que respeito muito, e sei que sempre está trazendo novidades e se destaca pelo apoio ao Micro e Pequeno empreendedor, isso é muito bacana. Eu escolhi a empresa, pois percebi que eles tinham programas independentemente do tamanho do negócio, porque quando a gente começa, a gente começa pequeno, e eu precisava desse apoio”, expõe.

Foi por meio do Sebrae para Mulher de Negócios que a empreendedora encontrou um ambiente acolhedor para compartilhar conhecimento e experiências, inclusive é a segunda vez que ela participa do programa. “Encontramos várias mulheres que estão na mesma empreitada, então a gente consegue se dedicar mais e aprender com elas também. Acaba que a gente se ajuda muito, e isso é muito legal porque esse apoio a gente precisa. Sem contar a capacitação e o conteúdo, é um programa incrível que eu adoro e acabo indicando para todo mundo”, pontuou Martha que também já vivenciou a experiência do Empretec, uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios.

A experiência com o Sebrae foi fundamental para que a empresária ampliasse a sua visão estratégica do negócio e ela comentou sobre o estímulo que o programa oferece. “O Sebrae foca mais nessa parte estratégica esse olhar, sair um pouco do turbilhão de coisas que está acontecendo e olhar não só para o negócio, como olhar além. Enxergar a empresa a longo prazo e ter planos de longo prazo”, completou.

Detalhes

A boutique tem um cuidado que acompanha cada detalhe, começando desde a preparação, com flores mais frescas e usando conservantes florais, até o momento de chegada à casa do cliente. “Em todo processo existe uma atenção, na questão da embalagem, na hora da montagem do buque existe uma técnica, possuímos uma preocupação em manter um design bem diferenciado e bonito”, explica. A boutique é especializada em arranjos florais para decoração e tem opções de entregas semanalmente para casa ou escritório

Martha também se destaca pelo trabalho com entregas, por meio de uma Assinatura Floral, na qual os clientes recebem em casa ou no escritório e comércio, flores de sua preferência semanalmente. “Eu já ouvi de clientes que faz muita diferença, acrescenta um visual novo ao ambiente”, conta. E o formato único da loja está presente também em uma das outras opções oferecidas, o Café com Flores surgiu na pandemia e no momento entregam na casa dos clientes cafés especiais, moídos ou em grãos para consumo que acompanham as flores.

Programas

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. São seis dias de imersão, nos quais são trabalhadas as dez características de comportamento empreendedor. São 60 horas de capacitação, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso.

Já o Sebrae Mulher de Negócios busca apoiar e acelerar pequenas empresas lideradas por mulheres empreendedoras que querem ser independentes, vender mais, aumentar seu lucro, conquistar novos clientes, fazer novos contatos para divulgar seu negócio e tornar seu sonho realidade. O programa disponibiliza capacitação em temas de gestão, como marketing digital, vendas, gestão de fluxo de caixa, aspectos tributários, liderança, planejamento estratégico, inovação e crédito.

Serviço

Martha Bandeira Flores

Instagram: @marthabandeiraflores

Sebrae-MS


Compartilhar