Startup de biotecnologia busca consultoria especializada para melhorar proposta de valor da empresa

14 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Closedgap foi a consultoria escolhida e ajudou a Beeotec a enxergar um melhor valuation, buscar um sócio-estratégico e iniciar teste de efetivo faturamento

Com o objetivo de possibilitar o movimento de atração e negociação com sócios-estratégicos, a Beeotec, startup de biotecnologia, resolveu buscar uma consultoria de transformação digital, para realizar análises externas e a viabilidade da proposta de valor e, consequente, o “valuation” da empresa.

Assim, em julho de 2021, contrataram a Closedgap, consultoria especializada nesse processo, para conseguirem alcançar seus objetivos. “A Beeotec foi constituída como uma holding, que atua em cinco verticais de mercado: Saúde (BeeHealth); Agro (BeeAgro); Saúde Animal (BeeVet); Cosméticos (BeeBeauty) e Sanitização Profissional (BeeCare), que deram origem a subsidiárias. Dessa forma, pelo histórico de profundo conhecimento da Closedgap no ecossistema de inovação, legislação correspondente, mecanismos de investimentos e valuation específicos da distinta realidade das startups em early stage, percebemos que poderia ser a oportunidade ideal para o que procurávamos”, conta Erlei Guimarães, Co-Founder e CEO da Beeotec.

A partir desse início, o CIO (Chief Innovation Officer) da Closedgap, Marco Poli, começou a desenvolver etapas junto aos ideais de Guimarães, para alcançar os resultados.

O primeiro passo foi entender quais eram as possibilidades e oportunidades da tecnologia que eles tinham e seus possíveis fluxos financeiros de cada uma das aplicações. Após esse momento, foi permitido estabelecer de acordo com as projeções de penetração de venda do mercado, quais seriam os cálculos financeiros de inovação que poderiam ser feitos.

Durante um período de um ano, os primeiros resultados foram alcançados. Segundo o CEO da Beeotec, baseado no valuation original, no final do ano passado fecharam a entrada do primeiro sócio-estratégico, que adquiriu 1% do capital baseado no pré-faturamento de R$57 milhões, e assumiu o compromisso de liderar o posicionamento na área de cosméticos.

“Além disso, com a evolução dos testes de validação em campo e clínico, para aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de dois produtos, estamos prestes a iniciar a fase de efetivo faturamento. Assim, também estamos fechando a entrada do segundo sócio-estratégico, para liderar a área da saúde, com aquisição de outra cota de 1%, mas, mas já no valuation de R$114 milhões”, diz Erlei.

“Foi muito recompensador, visto que tivemos um trabalho minucioso de avaliação de possibilidades de mercado, e depois entender que eles conseguiram chegar onde esperavam, de acordo com o auxílio da Closedgap. Acredito que nesse novo marco, iremos aumentar ainda mais nosso alcance e fazer com que a Beeotec, novamente, tenha bons retornos a partir desse investimento”, completa Poli.

Sobre a Closedgap

A Closedgap é uma empresa de consultoria que oferece soluções de transformação digital para outras empresas, com o objetivo de identificar e preencher as lacunas das necessidades do mercado, fazendo negócios crescerem através da inovação, inteligência e transformação.

Sobre a Beeotec 

Beeotec é uma Deep Tech Startup em biotecnologia baseada em química verde, que trata dores e demandas atuais das indústrias de saúde (humana, animal e vegetal) com insumos e composições biológicas naturais, a partir da biodiversidade brasileira, com responsabilidade ambiental, social e governança.

MGA Press,.


Compartilhar