Theatro Municipal de São Paulo apresenta a ópera-monólogo em português Domitila, na escadaria

31 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
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Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, a apresentação integra o projeto Fora da Caixa, que leva as montagens de óperas para espaços distintos à caixa cênica e conta a história da mais famosa amante de D.Pedro I, por meio das cartas escritas a ela pelo monarca

São Paulo, 31 de agosto do ano 2022 – Seguindo seu calendário de programações especiais para o mês de setembro, o Theatro Municipal de São Paulo apresenta, no dia 13/9, às 20h, a Ópera Domitila. A récita faz parte do projeto Ópera Fora da Caixa, que leva montagens em espaços pouco convencionais, fora da caixa cênica. Dessa vez, as escadarias do Municipal recebem a peça dramática cantada totalmente em português em um ato que conta a história do amor entre Dom Pedro I e a Marquesa de Santos por meio das cartas que trocaram.

Dom Pedro I foi conhecido por suas inúmeras amantes, mas o caso com Domitila de Castro talvez tenha sido um dos mais escancarados e tórridos do monarca – que chegou a construir um palacete para ela. Durante os sete anos em que o imperador do Brasil manteve um romance com a Marquesa de Santos, ele lhe escreveu 143 cartas recheadas de arroubos apaixonados, que mostram a história íntima e não oficial desse amor. Idealizada para a participação de quatro artistas, a apresentação celebra os 200 anos da Independência do Brasil, bicentenário comemorado em 2022, e foi escrita no ano 2000 por João Guilherme Ripper a convite do CCBB do Rio de Janeiro para uma soprano – em destaque, nesta montagem, a brasileira residente na Dinamarca Gabriella Pace.

“Só tenho a comemorar a participação da maravilhosa soprano Gabriella Pace cantando o papel de Domitila acompanhada por Ovanir Buosi, Rafael Cesario e Luiza de Aquino Salles. Além disso, conto com a parceria e criatividade do diretor Cênico André Heller-Lopes, que conhece a ópera profundamente e dirigiu sua primeira montagem”, diz João Guilherme Ripper, autor da obra e diretor musical desta montagem. “É muito especial apresentar “Domitila” num espaço emblemático para a música e belo arquitetonicamente como o Theatro Municipal de São Paulo! Escrevi a obra em 2000 tendo em mente a possibilidade de apresentá-la em espaços diferentes do palco tradicional. A escadaria proporciona, a uma só vez, um lindo cenário e uma maior proximidade com o público, habituado a percorrê-la rumo à sala de espetáculos”, completa.

“A ópera Domitila nasceu de uma ideia baseada nas cartas escritas por Dom Pedro I e a Marquesa de Santos, que podem ser interpretadas como um documento da história do Brasil. A récita já foi interpretada por diversas cantoras ao longo dos últimos 20 anos e dessa vez estamos trazendo a Gabriella Pace para fazer o papel principal”, afirma André Heller Lopes, diretor cênico da ópera.

Andrea Caruso Saturnino, Diretora-geral do Complexo Theatro Municipal, salienta a importância de termos as visões de amor de Pedro e Domitila contadas, dessa vez, pela voz de uma mulher. E acrescenta:  “o Theatro Municipal reitera seu compromisso com o fomento à produção operística brasileira, apresentando o espetáculo e convidando o público a desfrutar do Theatro em seus diferentes espaços”.

Para Gabriella Pace, é fundamental que o cenário da música de ópera seja composto também por repertórios brasileiros e contemporâneos, trazendo uma maior visibilidade não só para o compositor, mas também para o artista. “Muitas vezes o cantor brasileiro possui algumas reticências na hora de cantar em português. Porém, cantar na nossa língua é uma delícia e a melhor forma de mostrar a nossa cultura, nossa identidade, nossa expressão”, completa Gabriela, que tem no monólogo o desafio de lidar não só como única cantora em cena, mas com a quantidade de variações e emoções que a peça envolve. “É muito bonito e desafiador encenar como a Domitila interpretou as cartas do D. Pedro que integram o libreto”, completa a soprano sobre a história de amor proibida, porém abertamente conhecida pela sociedade da época.

Em única apresentação, a récita ainda vai contar com a presença de João Guilherme Ripper, compositor e diretor musical da ópera; Rafael Cesário, no violoncelo; Luiza Aquino, no piano e Ovanir Buosi, no clarinete. Com duração de aproximadamente 50 minutos, a classificação do espetáculo é livre e os ingressos serão vendidos a R$ 50.

Para mais informações sobre os espetáculos, confira a programação completa abaixo ou acesse Link
 

Serviço

Ópera Fora da Caixa – Domitila
Theatro Municipal
13/09/2022 • 20h

[Theatro Municipal – Escadaria interna]
 

João Guilherme Ripper, composição e direção musical
André Heller Lopes, direção cênica
Gabriella Pace, Domitila
Rafael Cesario, violoncelo
Luiza Aquino, piano
Ovanir Buosi, clarinete
 

Duração aproximadamente 50 minutos
Classificação livre
Ingressos R$ 50,00 (inteira)
 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

SOBRE A SUSTENIDOS

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Patrocinadores e apoiadores do Theatro Municipal de São Paulo – Sustenidos: Nubank, Bradesco e Visa

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA

Patrocinador do Projeto Municipal Circula: Nubank

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