Três Marias, Tradição e Passo Comprido levam grandes campeonatos de Santa Vitória do Palmar (RS)

24 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Em tarde de valorização da raça Angus na pista do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, as propriedades Três Marias, Tradição e Passo Comprido, todas de Santa Vitória do Palmar (RS), venceram os grandes campeonatos de rústicos da 91ª Expofeira da cidade. O julgamento, comandado pelo jurado e diretor da Associação Brasileira de Angus, Fábio Langlois Ruivo, reuniu criadores da região nas arquibancadas, além de pecuaristas de todo o país de forma virtual. O presidente da entidade, Nivaldo Dzyekanski, que acompanhou o evento, destaca que “desde que assumi a associação, estar mais próximo aos núcleos e aos criadores era uma das minhas metas, mas em função da pandemia ficamos dois anos sem poder fazer essa gira. Por isso, é motivo de grande alegria estar aqui para acompanhar o julgamento”.

Nas fêmeas PO, a Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS), fez dobradinha, levando o mérito de trio grande campeão com o lote 2 (TE164, TE156 e TE140) e o de reservado de grande campeão com o lote 1 (TE514, TE516 e TE484). A vaca jovem 3 Marias TE140 Reign TE6683 Heavy Hitter, integrante do trio vencedor do grande campeonato, foi eleita a melhor fêmea PO da exposição.

A Estância Passo Comprido, de César Augusto Rabassa Hax, de Santa Vitória do Palmar (RS), levou o título de trio grande campeão entre as fêmeas PC com o lote 5 (614, 592 e 567). O lote 3 (508, 474 e 448), da Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, foi o reservado de grande campeão. O mérito de terceiro melhor trio foi conquistado pelo lote 4 (A27, A14 e A13), da Estância Santa Amélia, também de Santa Vitória do Palmar (RS). A melhor fêmea PC da mostra foi a novilha menor Passo Comprido 592, pertencente ao trio grande campeão.

Entre os machos PO, o lote 8 (T154, T161 e T165), da Estância Tradição, de Parceria Rotta Assis, de Santa Vitória do Palmar (RS), sagrou-se como trio grande campeão da exposição. A propriedade ainda levou o terceiro melhor trio com o lote 7 (T156, T155 e T153). O título de reservado de grande campeão ficou com o lote 11 (197, 193 e 187), da Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, propriedade a que pertence também o melhor macho PO da mostra: o touro de dois anos 3 Marias 193 West River TB192 Cande.

A Estância Três Marias ainda arrematou o mérito de trio grande campeão de machos PC com o lote 16 (431, 425 e 421) e o de melhor macho PC da exposição com o touro de dois anos 3 Marias 421 West River. O trio reservado de grande campeão foi o lote 17 (525, 487 e 478), da Estância Passo do Comprido, de César Augusto Rabassa Hax. O reconhecimento de terceiro melhor trio foi conquistado pelo lote 15 (2722, 2712 e 2713), da Estância Tradição.

Segundo o jurado, Santa Vitória é um dos berços da genética de qualidade da raça Angus atualmente, com criatórios muito expressivos e criadores competentes. “Julgar nessa pista é um desafio e ao mesmo tempo um orgulho muito grande, pois eu sei o que ela representa em termos de qualidade e tradição para o cenário Angus brasileiro”, ponderou Ruivo.

A presidente do Núcleo Centro-Sul de Criadores de Angus e criadora da raça, Claudia Talavera Campos, reforçou que foram colocados em pista animais bem apresentados e preparados. “Tivemos um julgamento excelente, embasado e muito consistente. Além dos fenótipos, também foram considerados os dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne, o Promebo. Gostaríamos de agradecer a todos os expositores pela participação e pelo trabalho de qualidade”.

O julgamento teve transmissão pela TV El Campo, com comentários do gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, e do integrante do Conselho Técnico da entidade, Leandro Hackbart.
Crédito da foto: Katiulci de Andrade Santos

Jardine Agência Com,.


Compartilhar