Usando Horizontes de Tempo para Atingir Suas Metas de Investimento

27 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: Ilustrativa

Quando se contempla um investimento, poucas perguntas são tão importantes como “Qual é o seu horizonte temporal”?

A resposta pode ajudá-lo a decidir que tipo de veículo de investimento você deve considerar, quais investimentos evitar e por quanto tempo manter seu investimento antes de vender.

Risco e tempo

Os investidores frequentemente colocam seu dinheiro em um veículo de investimento agressivo, tal como o comércio de opções – e depois o mantêm lá indefinidamente.

Não é uma jogada inteligente. Embora tal investimento possa ser uma boa escolha quando comprado, ele pode se tornar cada vez menos apropriado à medida que o tempo passa.

Este cenário muitas vezes acontece quando se economiza para a aposentadoria, ou para as despesas da faculdade de uma criança – qualquer plano de investimento a longo prazo.

Em um exemplo comum, os investidores participam dos planos de participação acionária dos funcionários de sua empresa.

Ao longo de várias décadas, as deduções quinzenais da folha de pagamento e as contribuições dos empregadores ajudam o funcionário a acumular um número substancial de ações da empresa.

Com a aproximação da data de aposentadoria do funcionário, no entanto, o mercado de ações entra em colapso, devastando o valor da carteira do funcionário e forçando-o a continuar trabalhando.

Um resultado semelhante é freqüentemente visto quando um funcionário coloca 100% de suas economias em fundos mútuos de ações. Durante anos, reina um mercado de touro, e o saldo cresce.

Então, assim que o funcionário começa a planejar sua aposentadoria, um declínio no mercado de ações elimina uma parte substancial do ovo do ninho do funcionário.

Estes cenários se desenrolam com freqüência. Em resposta, a indústria de serviços financeiros criou produtos de investimento para ajudar os investidores a adequar seus portfólios a uma linha de tempo apropriada.

Esta abordagem ajuda os investidores a evitar os resultados negativos associados à alocação inadequada de ativos. Naturalmente, com qualquer um desses investimentos, deve-se prestar atenção às taxas e custos associados.

Avaliando os Horizontes Temporais

Não há regras rígidas e rápidas, mas algumas diretrizes geralmente acordadas ajudarão você a decidir quais investimentos são apropriados para vários prazos.

Para criar um portfólio baseado no tempo, você deve perceber que a volatilidade é um risco maior a curto prazo do que a longo prazo.

Se você tem 30 anos para atingir uma meta, como uma aposentadoria, um movimento de mercado que faz com que o valor de seus investimentos mergulhe não é um perigo tão grande, dado que você tem décadas para se recuperar.

No entanto, experimentar a mesma volatilidade um ano antes da aposentadoria pode fazer com que seus planos descarrilem seriamente.

Os jovens investidores, especialmente aqueles na faixa dos 20 ou 30 anos, podem querer fazer investimentos agressivos, tais como negociação de opções binárias, para se dotar do orçamento necessário para investimentos de longo prazo.

É claro que, antes de assumir este risco, você deve pesquisar bem e certificar-se de ter experiência suficiente em investimentos e negociações. Você pode aprender mais detalhes técnicos sobre opções binárias através desta página.

Assim, colocar parâmetros em torno do prazo de seus investimentos é um exercício valioso.

  • Curto prazo: Como regra geral, as metas de curto prazo são aquelas a menos de cinco anos no futuro. Com um horizonte de curto prazo, se ocorrer uma queda no mercado, a data em que o dinheiro será necessário será muito próxima para que a carteira tenha tempo suficiente para se recuperar da queda do mercado. Para reduzir o risco de perda, a manutenção de fundos em dinheiro ou em veículos de caixa é provavelmente a estratégia mais apropriada. A negociação de opções binárias e certificados de depósito de curto prazo são investimentos conservadores populares, assim como as contas de poupança.
  • Intermediário – Prazo: Os objetivos de prazo intermediário são aqueles de cinco a 10 anos no futuro. Nesta faixa, alguma exposição a ações e títulos ajudará a aumentar o valor do investimento inicial, e a quantidade de tempo até que o dinheiro seja gasto é suficiente no futuro para permitir um grau de volatilidade. Os fundos mútuos equilibrados, que incluem uma mistura de ações e títulos, são investimentos populares para metas de prazo intermediário.
  • A longo prazo: As metas de longo prazo são aquelas a mais de 10 anos no futuro. Os investidores mais conservadores podem citar 15 anos como horizonte de tempo para metas de longo prazo. Em períodos de tempo de longo prazo, as ações oferecem maiores recompensas potenciais. Embora elas também impliquem maior risco, há tempo disponível para se recuperar de uma perda.

O resultado final

O investimento no horizonte de tempo é tudo uma questão de planejamento.

Você precisa pensar em seus objetivos financeiros. Uma vez feito isso, a seleção do investimento é baseada na quantidade de tempo que você tem até que a meta seja financiada.

Medida que a data de financiamento se aproxima, os ativos são transferidos para investimentos mais conservadores para reduzir o risco de perdas relacionadas ao mercado que descarrilem sua estratégia.

Entretanto, as taxas associadas precisam ser consideradas ao escolher o mix de investimentos.

Redação


Compartilhar