Vantagens e desvantagens do ERP via SaaS

6 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ferramentas para gestão nessa modalidade trazem resultados positivos, mas requerem alguns cuidados 

Por Thiago Leão* 

A integração de processos é um conceito que vem sendo cada vez mais discutido no âmbito corporativo. Em termos de gestão, muito se fala sobre a importância de se ter uma visão holística do negócio para acompanhar com clareza os processos produtivos e seus desdobramentos. De fato, na perspectiva das indústrias – em que o fluxo de informações é grande –, a necessidade de um controle detalhado e “sempre à mão” é ainda mais evidente. Para isso, como resultado dos avanços das tecnologias da informação, hoje em dia é possível encontrar soluções em ferramentas seguras e de maior praticidade disponíveis no mercado. 

Em destaque entre as soluções tecnológicas voltadas para a gestão de negócios, o ERP é um software amplamente utilizado por empresas de diferentes proporções em todo o mundo. Do inglês, “Enterprise Resource Planning”, o nome poderia ser traduzido como “Planejamento dos Recursos do Empreendimento”. O software foi criado para, em um único sistema, gerenciar e integrar as funções dos principais processos do negócio, como: finanças, cadeia de suprimentos, gerenciamento da produção e outros.  

Como o processo de desenvolvimento, infraestrutura e manutenção dos sistemas ou aquisição de licenças podem ser trabalhosos e onerosos, algumas organizações optam por soluções via SaaS. É a forma que o fornecedor do software fica responsável por instalar e atualizar tal ferramenta. O sistema é adquirido como um serviço contratado, onde tem sua disponibilização via web e a manutenção necessária é realizada pelo fornecedor. Nesse sentido, antes de decidir pelo o ERP via SaaS, é importante levar em consideração as possíveis vantagens e desvantagens desta opção. 

Crescimento seguro e sustentável 

Favorecendo a boa gestão digitalizada sem despender de grandes investimentos na infraestrutura e de pessoal dedicados, o ERP via SaaS se apresenta como uma opção viável para os pequenos e médios negócios. Além do mais, o impulsionamento da eficiência da fábrica por meio de dados atualizados e confiáveis são fatores que contribuem para o crescimento seguro e sustentável da empresa.

O valor da compra da licença também é outra vantagem considerável do ERP via SaaS. Não se trata propriamente de um investimento de alto valor para se obter a licença. Logo, é possível adquirir este valioso serviço sem comprometer o fluxo de caixa. O baixo ou isento investimento para obtenção da licença aliado à significativa diminuição de custos iniciais resulta em uma expressiva redução no orçamento necessário para implantação dessa melhoria. Além do mais, optar pelo sistema via SaaS, é buscar por uma ferramenta acessível e com alta SLA (Acordo de Nível de Serviço, em tradução livre), o que favorece a dinâmica para tomada de decisões e prevenção de riscos.  

Pensando nas indústrias menores e medianas, a disponibilidade rápida de informações gerenciais, aliada aos ganhos em qualidade e segurança dos processos, resultam em melhoria da produtividade geral do negócio, dos controles administrativos à produção. 

Confiabilidade da rede e acesso 

Um ponto de atenção para empresas que cogitam a contratação do ERP via SaaS é a questão da confiabilidade e também intermitência da rede em que o sistema será utilizado. Sem sombra de dúvidas, o sistema abriga informações de extrema importância para a integridade do negócio, e o risco de violação desses precisa ser minimizado ao máximo. Com o software em nuvem, ele precisará estar online para ser operado em tempo real. Levando isso em consideração, é necessário manter em mente que, caso queira contar com o ERP via SaaS, é de importância dispor de uma internet segura para a contratação do serviço. 

A acessibilidade, em alguns casos, pode ser considerada uma desvantagem do ERP via SaaS. É muito comum a utilização de ferramentas relacionadas à análise de dados em sistemas como o ERP. No entanto, a depender das configurações de acesso do serviço, o usuário pode não ter alcance direto a certas informações armazenadas no servidor.

Para finalizar, reforço que, em um cenário global onde o gerenciamento e otimização dos dados são cruciais para o sucesso dos negócios, soluções como o ERP via SaaS atraem a atenção de pequenas e médias indústrias. A importância da geração de informações para a competitividade da empresa nunca foi tão grande, e o ERP disponibilizado nesse formato propicia a indústria a manter seu foco nos processos de fabricação enquanto o fornecedor atua na administração da tecnologia.  

Thiago Leão * é Diretor Comercial da Nomus, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para excelência na gestão de indústrias. Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  

Sobre a Nomus  

No mercado desde 2005, a Nomus desenvolve sistemas de gestão ERP e PCP especialistas no segmento industrial. A empresa se destaca no mercado por ter sido fundada por engenheiros de produção, que projetaram os sistemas para utilizar conceitos avançados de Engenharia de Produção e tecnologia web afim de levar a excelência na gestão para as fábricas brasileiras. Sediada no Rio de Janeiro, a Nomus possui atuação em todo território nacional. Veja mais: https://www.nomus.com.br  

Ideia Com,.


Compartilhar