Vinho: um guia para saber como escolher os melhores
15 de janeiro de 2024Imagem de Scott Warman no Unsplash
Dependendo da ocasião, um bom vinho vai muito bem, não é mesmo? Mas você sabe escolher qual combina mais sua comemoração ou prato? Se a resposta foi não, ou ainda tem dúvidas sobre este assunto, mostraremos um guia para saber como escolher os melhores.
O vinho combina com vários momentos da nossa vida, seja apenas para um jantar do dia a dia quanto uma refeição com pessoas especiais, ou até mesmo um almoço, piquenique, no friozinho com queijo, dentre outros eventos. Porém, para ter a certeza de que você está fazendo a escolha certa, iremos dar algumas dicas de como escolher as melhores opções.
Aproveitando, antes de partirmos para o aprofundamento sobre os vinhos, você sabia que temos um processo de titulação quando fabricamos a bebida? Afinal de contas, é essencial o produtor ficar de olho na quantidade de SO2 presente no líquido, já que o excesso pode trazer um impacto negativo no sabor do vinho.
A titulação em vinhos está ligada à “titulação de SO2” (dióxido de enxofre) ou “titulação de ácido sulfuroso livre”. O dióxido de enxofre é muito utilizado na produção de vinhos como forma de prevenção a oxidação e, com isso, causar a inibição do crescimento de microrganismos que não são desejados.
Este cuidado deve acontecer, principalmente, em vinhos que serão armazenados por um período mais longo ou em vinhos destinados a serem consumidos por pessoas que possuem sensibilidade ao dióxido de enxofre.
Existe o vinho que é bom para tomar sozinho, momento romântico ou dar de presente para uma pessoa querida. Depois das dicas que você ler neste texto, ficará um expert no assunto. Então, bora saber mais sobre como escolher os melhores vinhos?
Veja quais são tipos de vinhos
A primeira coisa que devemos saber é sobre a variedade de vinhos que existem à disposição em mercados, adegas e lojas especializadas. Afinal, como saber qual é o ideal se você nem conhece o tipo de vinho, não é mesmo?
Podemos encontrar vinhos de muitas variações que podem ser diferenciados entre o teor de álcool, sabor, quantidade de açúcar, tempo de guarda, intensidade, dentre outros detalhes.
1 – Vinho branco
Este tipo tem a tendência de ser um pouco mais ácido, proporcionando uma maior salivação a cada gole. A bebida é mais aromática e o paladar mais leve.
Produzido principalmente a partir de uvas de polpa clara, para a produção é retirada a casca da uva e, por isso, o tom fica mais claro.
2 – Vinho tinto
Produzido a partir de uvas como merlot, malbec e tannat, o vinho tinto é feito a partir de uvas de polpa vermelha ou preta. A cor da bebida é derivada da junção do suco de uva, casas e sementes.
Para fabricação do vinho tinto, as uvas precisam estar mais maduras e a hora de realizar a colheita traz uma influência no sabor da bebida. O envelhecimento do vinho, geralmente, acontece em barris de carvalho, já que poderão trazer mais aromas, complexidade e sabor.
3 – Vinho Rosé
Considerada uma opção mais leve, o vinho rosé é mais consumido e é indicado para dias em que está mais calor. Quando avaliamos a cor, podemos dizer que ele está entre o vinho tinto e o vinho branco. A produção é feita através das uvas de polpa vermelha, porém, não é utilizada a casca da fruta.
Nesta bebida, o envelhecimento não é necessário. Portanto, o engarrafamento, geralmente, acontece logo após a produção.
Como saber o melhor vinho para cada ocasião?
Uma coisa importante de pontuar é que ser um bom apreciador de vinho não acontece do dia para noite. Por esta razão, se você busca em ser uma dessas pessoas, precisará de um tempinho para educar o seu paladar.
Então, se você é iniciante e não sabe por onde começar para comprar um bom vinho. A primeira coisa que precisamos analisar é a ocasião que a bebida será consumida.
Almoço
Em caso de almoço, por exemplo, o ideal é optar pelos vinhos mais leves como rosés frisantes ou branco sem passagem por madeira. Além disso, é essencial prestar atenção se a garrafa é fácil de abrir, já que, se você estiver um piquenique, não terá grandes utensílios.
Jantar
Agora, se o evento for à noite como, por exemplo, um jantar, a escolha pode ser um pouco mais profunda e com mais variedades. No início, na hora dos aperitivos, você pode começar por uma versão espumante.
Na hora do prato principal, pode depender um pouco do cardápio para escolher a melhor opção. No caso do peixe, o ideal é optar pelo vinho branco. Agora, se tiver carne vermelha, o indicado são os vinhos tintos mais intensos. Para a hora da sobremesa, escolha os vinhos mais licorosos.
Lembrando que existe mais um fator que devemos analisar, que é o clima. Na primavera e no verão, é melhor escolher os vinhos mais frescos. Já no outono e inverno, os de rótulos intensos e com teor alcoólico mais elevado são uma boa escolha.
Se ainda estiver com dúvidas, uma dica é ir à locais em que você terá oportunidade de degustar algumas opções e, desta forma, entender qual combina mais com o seu paladar.
Não se esqueça, depois, de vir aqui contar qual foi o tipo de vinho escolhido e como foi a experiência com um vinho escolhido por você. Pode deixar tudo nos comentários e boa sorte!
Redação