Awin pode ajudar empresas a rentabilizar melhor planos de mídia

7 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
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Por ser uma das líderes em marketing de afiliados, empresa oferece aos anunciantes ferramentas que ajudam a avaliar melhor os influenciadores de acordo com necessidades específicas de cada anunciante, bem como métricas para geração de negócios e rentabilidade, que vão muito além da análise do último clique

Fazer o planejamento de mídia, considerando apenas veículos de comunicação tradicionais (jornais, revistas e emissoras de tv e rádio) sempre foi um desafio. Mas planejar dentro do amplo universo on-line, considerando os editores convencionais e influenciadores das mais estirpes, especialidades e tamanhos, procurando entender qual é o foco de comunicação de cada um deles, como podem ser efetivos para fomentar novos negócios ou fidelizar clientes e garantir que trarão rentabilidade sobre os investimentos, é colossal. 

“Este é um fato inegável e que se comprova por recente resultado de uma pesquisa de tendências de marketing, chamada Profissionais de Marketing contam tudo sobre sucesso, lutas e soluções (Marketers tell all about success, strugles and solutions)”, feita pela Ascend2 em parceria com a Oracle, na qual 38% dos gestores dizem desejar maximizar a performance entre os canais de mídia e avaliar a efetiva rentabilidade”, afirma Ricardo Souza, Head de Parcerias com os Clientes da Awin. 

Para obter esta resposta, é preciso analisar os custos das ações de marketing versus os custos operacionais a fim de obter os melhores resultados de vendas, chegando assim ao retorno sobre o investimento (ROI) e a rentabilidade mais adequada. Com este objetivo, a maioria das empresas avaliam no mundo digital quais iniciativas dos editores e influenciadores, geraram o último clique e, por consequência, a venda efetiva, remunerando os parceiros de negócios de acordo com as constatações e utilizando esta informação para construir suas estratégias de divulgação futuras. “Esta é uma das formas, uma metodologia válida, mas não é a única e muito menos a mais assertiva quando atuamos com afiliação”, comenta Souza.

Com o crescimento do comercio eletrônico em todo o mundo e com a necessidade de estratégias cada vez mais assertivas para se comunicar, viabilizar as vendas e conquistar os consumidores, as empresas têm, com frequência, buscado influenciadores e o conhecimento obtido por empresas de marketing de afiliados como a Awin, que podem abrir um leque muito mais amplo para futuras divulgações e para a melhor avaliação das ações e geração da rentabilidade. 

“Temos ferramentas que nos permitem averiguar a geração de negócios em todas as etapas da jornada de consumo, com avaliação detalhada dos influenciadores ou editores que geram mais negócios e rentabilidade”, diz Souza. Em relação ao produto, por exemplo, a Awim consegue identificar qual editor ou influenciador afiliado gerou o primeiro clique ou se houve compra de um específico SKU (Stock Keeping Unit), ou seja, foi retirado o produto do estoque. Considerando-se categoria, consegue ver se o consumidor usou cupom ou se comprou em aplicativo próprio, entre outros critérios. Além disso, ao considerar a perspectiva do consumidor, consegue ver o CPC (custo por clique) de cada compra, o CPL (Custo por Lead do e-commerce) e, é claro, o último clique.

“Nós estamos prontos para mostrar aos anunciantes que as oportunidades vão além do último clique, mas requerem boas estratégias e um olhar mais analítico em cada linha de produto, categoria e tipo de usuário. É possível ir além do CPA (Custo por Aquisição) com soluções para a jornada de consumo, que identificam o primeiro clique ou mesmo atribuição atrelada a benefícios de compra, por exemplo, com o uso de um cupom personalizado rastreável”, detalha Souza.

Com os dados qualificados obtidos na plataforma da Awin fica muito mais fácil e prático negociar variações de comissões para primeiro clique, para uso de incentivo de compra, para produtos específicos ou categorias variadas com base na margem de lucro de cada uma, para conquista de novos consumidores ou manutenção de recorrentes. “Deste modo, o anunciante consegue acompanhar o consumidor e saber a força do afiliado em todas as etapas da jornada de consumo. Isto viabilizar que faça planos futuros mais estratégicos a fim de gerar novos negócios com melhor rentabilidade média, ou seja, retorno sobre o investimento (ROI). O afiliado, por sua vez, passa a ser reconhecido e remunerado de acordo com sua contribuição para a efetivação da venda”, explica Souza.

É importante observar também que para ter acesso às ferramentas sofisticadas da Awin, o ideal é que o anunciante se torne um parceiro Awin Gold Standard, cujos critérios são integrar-se à configuração ideal da Awin, que inclui rastreamento server to server, aderir às melhores práticas de desduplificação de dados e divulgá-las claramente em seu perfil, comissionar dentro do prazo estabelecido todas as vendas legítimas de afiliados e incluir todas as transações durante o período de validação, proporcionando tranquilidade aos afiliados.

Sobre a Awin

Com vinte anos de experiência, nossa rede oferece uma comunidade global de pessoas, tecnologia e inteligência empresarial. Não importa que tipo de parceiro, nível de serviço ou ferramentas sua empresa precisa, a Awin fornece soluções para impulsionar o crescimento sustentável. Parte dos Grupos Axel Springer e United Internet, com ShareASale e Commission Factory, a rede global de afiliados da Awin é composta por 15 escritórios em todo o mundo, mais de 1.000 funcionários, 211.000 afiliados contribuintes e 15.200 anunciantes. Conectando empresas com clientes em todo o mundo nos setores de varejo, telecomunicações, viagens e finanças, a Awin gerou 11,1 bilhões de euros de receita para seus anunciantes e 818 milhões de euros para seus afiliados no último ano fiscal.

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